13/04/2018
Perdi a Carteira de Vacinação do meu filho. E agora? Fique tranquilo, nem tudo está perdido.

Todo bebê quando nasce recebe na maternidade a Carteira de Vacinação. O documento foi criado pelo Ministério da Saúde para registrar as vacinas que a criança tomou e as que ela precisa tomar. Cada vacina, geralmente, tem mais de uma dose a ser aplicada, então ela precisa tomar duas, três e, as vezes, mais um reforço. Por isso a necessidade da mãe estar sempre levando ao posto de saúde para que se atualize a Carteira de Vacinação.

E agora, como eu faço se eu perder a Carteira de Vacinação? Vou ter que levar meu filho para tomar tudo novamente? Não, calma, não precisa se preocupar. Se você perdeu a Carteira de Vacinação de seu filho é só abrir um processo na Secretaria Municipal de Administração (SMA). O processo é encaminhado para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que fará uma busca ativa nas unidades de saúde a qual indicou que as imunizações foram aplicadas. Basta anexar junto à solicitação o número do Cartão Viamão Saúde e a cópia da certidão de nascimento. Desde 2016 a Saúde está informatizada, com prontuário on-line, onde constam todas as vacinas aplicadas, consultas e exames.

Os dados da vacina, como lote e laboratório, são lançados no computador, bem como a data da aplicação da imunização e o nome de quem a aplicou. Caso a carteira da criança seja extraviada, as vacinas ficam registradas no prontuário do paciente. O sistema também controla o estoque da vacina na unidade de saúde, diminuindo automaticamente cada dose aplicada.

A Carteira de Vacinação é um indicativo de boa saúde. A agulha da seringa torna-se um monstro horrível na visão de uma criança. Mas, na realidade, ela devia ser vista como uma fada. Como por um encanto, após a fatídica picadinha, a criança fica protegida contra doenças. Só a vacina tem o poder de atuar diretamente na prevenção de doenças. Ela evita epidemias ou sofrimento pessoal com doenças e tratamentos. As vacinas agem contra vírus e bactérias que geram diferentes patologias ao corpo humano. Além disso, a vacina pode chegar a erradicar doenças de uma sociedade. Afinal, ao ter pessoas imunes, a doença para de ser transmitida.

Tipos de vacinas

Atualmente, são 16 vacinas, incluindo a influenza, que estão disponíveis no Calendário Nacional de Vacinação, para a população alvo, conforme tabela em anexo. São elas: BCG, Hepatite B, Penta/DTP, VIP/VOP, Pneumo 10, Rotavírus, Meningo C, FA, TV, Tetra, Varicela, Hepatite A, DT, HPV, DTP Adulto e Influenza. Todas as unidades de saúde possuem sala de vacina e atendem no horário das 8 às 17 horas.

© Copyright Instar - 2006-2018.