10 ABR 2018
Sarau Cultural itinerante reúne todos os serviços da Saúde Mental

Um projeto que começou pequenino, tímido, agora toma outras proporções. Mas é assim, tudo que é bom, faz bem às pessoas, tem que crescer para agregar mais e mais pessoas nesta mesma vibração de paz, amor, igualdade e inclusão. E é isso que a equipe do CAPS AD vem proporcionando através das edições mensais do Sarau Cultural. A última edição foi realizada no CAPS Azul, dia 6 de abril.

De acordo com a coordenadora do CAPS AD, Luciana Moro, o Sarau já agregava a participação de todos os serviços da Saúde Mental e, a partir deste ano, o Sarau será itinerante. “Convidamos a Saúde Mental para fazer essa prática integrada e compartilhada em saúde mental e eles aceitaram integrar o projeto. Então, continuaremos a fazer uma edição por mês do Sarau Cultural, só que agora, itinerante. Ou seja, uma vez em cada estrutura – CAPSi, CAPS AD, CAPS Renascer e CAPS Azul”, explica Luciana.

Embaixo de uma figueira centenária, foi montado um palco itinerante que circulará por todos os outros serviços. A Banda de Saúde Mental, integrada pela equipe de Saúde e pacientes, abriu as apresentações, seguida do oficineiro Tom, do Caps Azul, na voz e violão.

Depois, os trabalhadores do CAPS AD e os usuários realizaram uma performance para o Sarau, abordando a exclusão, racismo e violência. Eles também apresentaram um vídeo, com entrevistas, incluindo usuários dos serviços, para ser lançado oficialmente no Dia da Luta Antimanicomial (18 de maio). Trabalhadores da saúde e usuários finalizaram o evento com a apresentação de poesias.

O secretário da Saúde, Luis Augusto Carvalho, participou da atividade. Para ele, essa integração é primordial para o tratamento dos usuários, unindo também o Centro Pop e Consultório de Rua, bem como os seus familiares. O oficineiro do CAPS AD, Júlio Rodrigues, fez a apresentação do novo percurso do Sarau.

A coordenadora de Saúde Mental, Vanessa Bethiol, considera como suma importância potencializar a Arte e Cultura na Saúde Mental. “É o momento que temos para integrar todos os serviços, equipes, usuários e suas famílias. O resultado no CAPS AD foi bastante positivo e agora queremos levar a experiência ao outros centros”, finaliza Vanessa.

E vem mais novidade por aí. No Dia da Luta Antimanicomial, 18 de maio, será lançada a Rádio Cabeça – uma rádio interna que terá por objetivo comunicar que todos os usuários são capazes.