05 ABR 2018
Sustentabilidade, Esporte e Inclusão sobre rodas

Nem todo mundo percebe, mas podemos ajudar muitas pessoas. É só parar e pensar um pouco. Bebeu todo o refri e agora? O que fazemos com a latinha ou a garrafa? Nada? Não mesmo! O lacre ou anel metálico da latinha e a tampa de plástico da garrafa podem ser utilizados para angariar recursos a serem investidos em projetos de inclusão.

Essa foi a ideia que o Coordenador do Setor de Educação Física da Secretaria Municipal da Educação, professor Ricardo Medeiros, teve para adquirir fundos para comprar equipamentos para o Projeto Basquete Sobre Rodas. O projeto foi iniciado pelo professor em 1997, mas teve de ser interrompido em 2003, devido a falta de investimentos.

Esse ano, o professor resolveu retomar o Projeto Basquete Sobre Rodas, aproveitando o tema sustentabilidade. O intuito é conscientizar alunos, pais, familiares e toda a comunidade, mobilizados nos mutirões do Cidade Limpa, para aproveitar essa motivação para juntar as tampinhas e lacres para o projeto de inclusão. O objetivo é incluir estudantes com necessidades especiais no esporte, pois o Basquete Sobre Rodas já ajudou muitos alunos a saírem do sedentarismo por estar numa cadeira de rodas, trabalhando a sua autoestima.

Esse trabalho é visto com muito bons olhos por toda a comunidade, sendo que diversas escolas já estão ajudando a causa. Entre elas estão as EMEFs Ricardo Faicker Nunes e São Jorge que já doaram suas arrecadações. As EMEFs Frederico Dihl, Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, Santa Maria e a E. E. Rui Barbosa também estão angariando suas tampinhas e lacres para o projeto.

O Basquete Sobre Rodas monitora 14 alunos partir de 12 anos de idade da rede pública de educação para participarem do projeto, que utilizará o Ginásio Municipal de Viamão para realizar os treinos do projeto.