04 ABR 2018
Desmontagem revive passagens de violência de personagens mortos

Numa montagem de palco intimista, a performance Desmontagem “Evocando os Mortos Poéticas da Experiência”, com a atriz Tânia Farias, da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, foi apresentada na noite desta terça-feira (03/04) no auditório Walter Graf. A atriz reflete sobre suas lutas, erros e acertos que compuseram seu processo criativo e as experiências que marcaram a construção de cada uma de suas personagens e de si própria.

O trabalho resultou  na experiência afetiva e poética da sensibilidade e da luta das mulheres no meio artístico e social. Tânia veste suas bandanas expressivas e manifesta suas críticas sociais e todo seu potencial artístico. "A questão é de gênero. É urgente urrarmos contra a violência que sofremos, e através da qual percebemos a vida. Pois, antes de tudo, somos mulheres. Desmontar não é explicar a técnica, é desnudar-se”, reflete a atriz.

Desmontagem “Evocando os Mortos – Poéticas da Experiência” é o detalhamento da reflexão de uma artista sobre seu próprio trabalho. São os resultados e processos, juntos, revelando a pesquisa individual e coletiva. Os personagens – Sofia, Sasportas, Kassandra e Ofélia – são interpretados como se fossem mortos e cujas almas tomam o corpo da atuadora e se materializam no rosto, na voz, na energia e na palavra.

O espetáculo está sendo realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (Pró-Cultura RS FAC), Lei n° 13.490/10, com apoio das prefeituras dos municípios apresentados.  Além de Viamão, que foi a primeira cidadã a ser percorrida pelo projeto, o espetáculo circulará por mais sete cidades do Rio Grande do Sul: Morro Reuter, Rosário do Sul, Santana do Livramento, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Gramado e Caxias do Sul.

Saiba mais:

“Desmontagem” é um conceito relativamente novo no âmbito das artes cênicas. Constitui uma análise e desconstrução do próprio trabalho artístico e, ao mesmo tempo, é obra de arte. Tânia Farias é uma das pioneiras dessa pesquisa inovadora no Brasil e tem sido responsável pela disseminação dessa investigação do trabalho de ator em todo o país.