28/03/2018
Gambá-de-orelha-branca é resgatado no centro da Cidade

Biólogos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smma) resgataram, na manhã desta quarta-feira, dia 28, um Gambá-de-orelha-branca (Didelphis albiventris) no centro da Cidade. O animal encontrava-se acuado, tentando se resguardar num local seguro. “Encontramos ele próximo a um portão, ferido”, explica a bióloga Láiz Martinez. Após o resgate, o animal foi encaminhado para o Hospital Veterinário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que realizou o pronto atendimento.

O biólogo Fábio Mendes, da Smma, alerta para a população não tentar pegar um animal silvestre, pois é necessário experiência e materiais adequados. “Medidas de segurança são importantes, porque o manejo inadequado pode causar sérios danos tanto para o animal, quanto para a pessoa envolvida no resgate.”

O que fazer ao encontrar um animal silvestre?

Ao encontrar um animal silvestre o mais importante é não tocar no animal e, se possível, fazer o isolamento dele para evitar que outros animais não tenham acesso a ele. Após, faça contato com a equipe técnica da Smma pelo telefone (51) 3492-7615, de segunda a sexta-feira, das 8h 30 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas.

Crime ambiental

Conforme Decreto nº 6.514/2008, considera-se infração contra a fauna: “Matar, perseguir, caçar, apanhar, coletar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida”.