22 MAR 2018
Em se tratando de água, Viamão é abençoado

Você sabia que Viamão possui 105 quilômetros de orla de água doce? Além do Guaíba e Lagoa dos Patos, o município ainda conta com as águas do rio Gravataí, de barragens, lagos, arroios, nascentes e fontes naturais. Já diz a lenda que quem bebe da água da cidade, não consegue mais viver fora dela.

E hoje, no Dia Mundial da Água (22 de março), o Lions Clube, em parceria com a Corsan, Prefeitura e Quinta da Estância, promove um fórum de conscientização sobre a água, no Calçadão Tapir Rocha. Durante todo dia, as organizações estarão mostrando o seu trabalho e distribuindo material informativo para conscientização quanto ao uso racional da água.

Na abertura, o secretário de Meio Ambiente, Gilberto Fraga, destacou o trabalho de plantio que vem sendo realizado para a conservação da mata ciliar (plantio de mudas nas margens dos rios) e de fiscalização ambiental. “Orientamos para que toda residência tenha sua fossa, com filtro e sumidouro, para que o esgotamento sanitário seja filtrado e absorvido pelo meio ambiente”.

A água que sai na torneira de casa vem do rio Gravataí e do arroio Fiúza. Com o contrato com a Corsan, está previsto a construção de um novo sistema para abastecimento do município, no Lami, em Porto Alegre, com uma estação de tratamento em Viamão. O superintendente da Corsan, André Borges, destacou que além de uma estação de captação e tratamento da água, Viamão também terá uma rede de esgotamento doméstico, com uma estação de tratamento de efluentes em Alvorada. “Sairemos do 0,5% para termos 90% do esgotamento doméstico tratado antes de ser jogado no rio Gravataí.”

O secretário Geral de Governo, Nilton Magalhães, lembra o trabalho que vem sendo executado desde 2013, que resultou na construção do Plano Municipal de Saneamento Básico, do Zoneamento Ambiental e Econômico e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “Revemos o contrato de concessão da Corsan para que ela investisse no município, melhorasse o abastecimento de água no município e implantasse o sistema de esgotamento doméstico. Estamos trabalhando ações que trarão um impacto positivo para o município a médio prazo”, esclarece Magalhães.

Durante o dia, no Calçadão Tapir Rocha, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) estará distribuindo folder e orientando quanto ao uso racional da água e a importância de cada residência ter fossa, filtro e sumidouro para a drenagem do esgotamento sanitário. A equipe técnica da SMMA também fará a distribuição de mudas de árvores nativas e frutíferas. A Corsan está distribuindo água potável. O Lions Clube promoveu um brechó solidário, a valores simbólicos, e distribuiu folder educativo com dicas para economia de água.