13/03/2018
Viamão apresenta sua experiência em congresso internacional no RJ

Durante o 1º Congresso Internacional de Práticas Integrativas e Complementares e Saúde Pública e 3º Congresso Internacional de Ayurveda, que está sendo realizado no Rio de Janeiro, de 12 a 15 de março, a Secretaria Municipal de Saúde de Viamão apresenta a experiência bem sucedida do município no painel “A Recuperação do Paciente da Saúde Mental pela Prática da Música”. A oficina de Ritmos é destinada a crianças e adolescentes em tratamento no CAPS Infantil. Durante as oficinas, é trabalhada a orientação comportamental, a interação, a sociabilidade e estimulamos o aprimoramento da autoestima. Depois de um tempo, respeitando o tempo de cada indivíduo, as crianças e adolescentes estão mais integradas, participativas, expressivas e sentindo-se valorizadas.

O Congresso é um grande fórum de discussão e troca de experiências entre os profissionais e gestores das diversas práticas integrativas, tanto do Brasil como de outros países. As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), foram institucionalizadas no Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). São 19 práticas que ampliam as abordagens de cuidado e as possibilidades terapêuticas para os usuários, garantindo uma maior integralidade e resolubilidade da atenção à saúde. São elas: Homeopatia, Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Ayurveda, Medicina Antroposófica,, Naturopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Termalismo Social/Crenoterapia, Reiki, Yoga, Arteterapia, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Shantala e Terapia Comunitária Integrativa.

© Copyright Instar - 2006-2018.