08 MAR 2018
Pode chover, pode esfriar, pode esquentar, que o solo não vai descompactar

Está em uso uma nova tecnologia nas ruas e estradas de Viamão. Pesquisado por uma equipe de engenheiros da Prefeitura, o novo sistema garante a durabilidade do patrolamento e ensaibramento, uma economia para os cofres públicos. Já foi aplicado na rua Vitória Régia, na Querência, e agora está sendo aplicado num trecho de 200 metros no Beco dos Godoy, estrada com intenso tráfego de caminhões pesados.

É a mesma tecnologia que é usada há 30 anos ao redor do mundo e há sete anos no país. O trabalho é demorado e feito em várias etapas. Primeiro ocorre o patrolamento convencional para gradear o solo. Depois a patrola segue várias vezes na via para escalificar. Após, é a vez do trator e do caminhão-pipa entrar em ação. O produto é aplicado e funciona como um tipo de impermeabilização. Em seguida, o trator e o caminhão-pipa é passado em torno de dez vezes. O trabalho é finalizado com patrola rolo pé de carneiro, brita e rolo compactador.

A tecnologia já recebeu Selo Verde do Conselho Nacional de Defesa Ambiental (CNDA). O Selo Verde é fornecido para empresas que comprovam periodicamente, por meio de laudos técnicos, que seus ciclos de vida são amigáveis para o planeta e a vida que nele habita. Não podem prejudicar a vida e nem utilizar os recursos naturais de forma desregrada, estão preocupadas com os recursos renováveis e obedecem às exigências e consensos internacionais que tratam do socioambiental.

O sistema evita a degradação de jazidas de cascalho em estradas rurais e reduz o emprego de pedra brita em camadas de pavimento. Outro benefício do produto é a redução de poeira, diminuindo a incidência de doenças respiratórias de comunidades que vivem a beira das estradas. O prefeito, André Pacheco, destaca que, com essa tecnologia, o trabalho dará resultado a médio prazo, beneficiando várias regiões. “As ruas e estradas do município são caracterizadas por solos argilosos e arenosos, o que acaba cedendo no período de chuvas, fazendo com que a Prefeitura refaça várias vezes o trabalho em uma única rua. Com essa tecnologia, que não agride ao meio ambiente, poderemos expandir o serviço a um número maior de vias, garantindo que o munícipe tenha trafegabilidade em suas regiões”, finaliza.