06 MAR 2018
Saúde da Mulher: quem olha por fora, não vê por dentro

Toda mulher é misteriosa. Quem a vê passar não imagina o que a faz sorrir ou o que a faz chorar. Muitas vezes, nem ela mesmo sabe. São tantos instintos, tantos hormônios, pura ebulição. Mas, tudo isso tem que ser cuidado. E isso requer um profissional que a olhe com atenção. Basta eleger um dia no ano para dedicar à saúde e fazer o exame preventivo de câncer de colo de útero. Na consulta, a enfermeira também examina as mamas e ensina a mulher a fazer o autoexame. Se ela tiver idade superior a 50 anos, ou for verificada alguma alteração no exame manual, a paciente recebe encaminhamento para realizar mamografia, que é realizado na mesma semana.

A enfermeira Marisa Pinheiro, que atende no Centro de Especialidades, explica que o câncer do colo de útero pode ser evitado, se diagnosticado e tratado no início. “Se a mulher fizer os exames de prevenção e tendo diagnosticadas lesões que antecedem o câncer de colo, que são as chamadas lesões iniciais, ela nunca chegará a um câncer avançado, tendo sua vida será preservada. E uma vida não tem preço!”

Para quem pensa que demora, Marisa fala que o exame é feito bem rapidinho, leva cerca de 15 minutos, e o resultado pode ser conferido em um mês. O exame pode ser agendado através do Teleagendamento da Saúde (0800.642.4440) ou por livre demanda no Centro de Especialidades, todas as segundas-feiras, das 13h30 às 16 horas, e às terças-feiras, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16 horas. Observando alteração, a paciente é encaminhada para uma consulta com ginecologista para avaliação e/ou tratamento.

Para quem pertence a uma família com histórico de câncer, o exame não pode ser esquecido. É o caso de Janaína Rodrigues, 41 anos. Sua mãe já teve um cisto e sua vó, câncer de colo de útero. Então, cuidar da sua saúde é prioridade. “Faz um ano e meio que fiz o último preventivo e minha tia me falou que aqui não precisava marcar, era só vir. Nunca fiz mamografia, mas sei que agora esse exame também entrará para o meu calendário anual.”

Como é feito o exame preventivo do câncer de útero?

– É coletado material, colocado numa lâmina, dentro de potinhos, e enviado para o laboratório para ser analisado. Todo material usado é descartável, não havendo qualquer risco de contaminação.

Quem deve fazer o exame?

– Todas as mulheres com vida sexual ativa, principalmente aquelas com idade entre 25 e 69 anos.

O que é preciso para fazer o exame preventivo?

– Não manter relação sexual nos dois dias anteriores ao exame.

– Não usar duchas ou medicamentos vaginais nos dois dias anteriores ao exame.

– Não estar menstruada.

Onde faço?

– Em todas as unidades de saúde, através do Teleagendamento da Saúde – 0800.642.4440.

– Centro de Especialidades (Avenida Senador Salgado Filho, 5412, parada 44, São Lucas), todas as segundas-feiras, das 13h30 às 16 horas, e todas as terças-feiras, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16 horas, sem precisar marcar com antecedência, por ordem de chegada.