01 MAR 2018
Monte Alegre inicia o ano letivo com três turmas de educação integral

Uma nova organização de tempo e espaço está sendo concebida na EMEF Monte Alegre Caic neste início de ano letivo. A novidade é o aumento da permanência dos alunos das três turmas de 5º ano e a incorporação de um currículo diversificado. É um projeto-piloto de educação integral, que vai além da expansão da jornada escolar.

São 83 estudantes que estão fazendo parte do projeto, todos do 5º ano. Eles chegam na escola às 7h30 e são recebidos com café da manhã. Fazem lanche, almoçam e lancham novamente antes de voltarem para as suas casas, às 16 horas. O cardápio da alimentação é elaborado pelo Setor de Nutrição da Secretaria Municipal de Educação.

De acordo com a coordenadora pedagógica da escola, Eliane Menegotti, o educação integral visa a ampliação de tempo, espaço e oportunidades educativas “na perspectiva de um processo de mudança paradigmática na educação escolar.” O diretor da Monte Alegre Caic, Aurélio Ferreira Neto, ressalta que o objetivo final é reduzir a reprovação e a evasão escolar no 6º ano. “Estamos oportunizando condições adequadas de aprendizagem e acompanhamento ao aluno com defasagem, bem como estimulando o seu interesse pelo conhecimento.”

Nessa modalidade, o aluno pode terminar a aula de linguagem e ir para a aula de robótica, por exemplo. Há uma organização curricular para que ele não seja sobrecarregado. Durante o ano, o novo modelo será avaliado quantitativa e qualitativamente e “estará aberto à reorganização dos objetivos e/ou mudanças propostas em relação às turmas ou alunos específicos”, finaliza Ferreira Neto.

O prefeito, André Pacheco, salienta que esta iniciativa vem de encontro à crise econômica atual. “Buscamos uma alternativa para que esses estudantes permaneçam com uma atenção direta na escola, diminuindo as chances de evasão ou de eles entrarem para o mundo do crime, já que a região é considerada violenta, com grande vulnerabilidade social.”