21 FEV 2018
Educação realiza primeira formação para as equipes diretivas

Equipes diretivas de todas as escolas municipais foram reunidas na manhã desta quarta-feira, dia 21, na Fazenda Pedagógica Quinta da Estância, para a primeira formação do ano de 2018. Participaram do encontro cerca de 200 profissionais. A formação teve por objetivo planejar as ações para o ano letivo que inicia na próxima segunda-feira, dia 26 de fevereiro.

O secretário de Educação, Carlos Bennech, anunciou que muitas novidades estão por vir, como: a inserção de mais três escolas no projeto Aurora (Dom Diogo de Souza, Frederico Dihl e Guerreiro Lima); EJA Diurno em três escolas (Monte Alegre Caic, Dom Diogo de Souza (Valença) e Vinte de Setembro (Cecília); parceria com a Fundação Telefônica Vivo para a Jornada Pedagógica; projeto-piloto de turno integral a três turmas de 5º ano da Monte Alegre Caic; e Aula Digital, projeto que também será desenvolvido em parceria com a Fundação Telefônica.

“Tudo com o propósito de melhorar o aprendizado do aluno e aumentar os índices do Ideb e diminuir as repetências do Fundamental II. Vamos continuar avançando para uma educação de qualidade. É a equipe que faz a diferença na escola. Temos os melhores profissionais para fazermos esta transformação das vidas. O futuro se faz no presente”, ressalta Bennech.

O prefeito, André Pacheco, destaca que é através da educação que serão minimizados os problemas sociais. “Neste ano vamos trabalhar com foco no meio ambiente. Precisamos que todos colaborem para que tenhamos uma cidade limpa, o que reduz risco de doenças, colabora com o meio ambiente e gera economia para quem trabalha com lixo seco. Agora todos podem denunciar através do aplicativo CidadeMob, que pode ser baixado na “Play Store” ou “Apple Store”, ou através do Fala Cidadão, pelo telefone 156 e pelo e-mail: falacidadao156@gmail.com”, explica o prefeito.

Os pontos que antes eram de descarte irregular, agora são verdes, com o plantio de mudas de árvores. “Queremos não só limpar a cidade, mas transformar conceitos. Isso se faz através da educação, inserindo as crianças no processo de plantio para levar bons exemplos às famílias e à comunidade onde vivem”, finaliza Pacheco.

Aula Digital

O gerente de Educação da Fundação Telefônica Vivo, Rubem Paulo Saldanha, fez uma apresentação de sensibilização do projeto Aula Digital, que iniciou no Brasil no ano passado, em Manaus (AM) e no estado do Sergipe e, agora, virá para 56 escolas em Viamão. O projeto será destinado para estudantes do 1º ao 3º ano e abrangerá 560 educadores, 20 assessores pedagógicos e cerca de 7.100 estudantes. “O propósito é valorizar experiências e saberes locais, por isso o projeto será construído em conjunto. Cada escola receberá uma maleta com equipamentos para serem utilizados como ferramentas em sala de aula. O objetivo é oportunizar o mesmo aprendizado a todos os alunos”, explica Saldanha.

Inovação Humana

O jornalista e educador, Caio Dib, falou sobre a “inovação humana: como envolver as pessoas em iniciativas educacionais transformadoras”. Para ele, a educação acontece a partir das relações entre as pessoas e de como todas interagem com o espaço que compartilham. Dib percorreu vários municípios do país em busca de boas práticas de educação. Ele ressalta que 69% das escolas municipais de Viamão já executam alguma prática inovadora, sendo que 43% delas trabalham com ações em prol do meio ambiente, sustentabilidade e alimentação saudável.

Preparação

À tarde, os diretores, vices-diretores e coordenadores pedagógicos realizaram atividades integradoras e cooperativas. Quinta e sexta-feira, dias 22 e 23 de fevereiro, respectivamente, cada escola recepcionará seus professores para atualização e preparação das atividades que serão desenvolvidas neste ano letivo.