26/01/2018
Mais dois cativeiros ilegais de pássaros são descobertos

A Secretaria de Meio Ambiente identificou mais dois locais onde acontecia a criação ilegal de pássaros nativos sem licença, em Viamão. Na operação foram apreendidos cinco pássaros das espécies caturrita, coleirinho, canário da terra e azulão, que  foram encaminhados ao Ibama.

Em menos de um mês aconteceram três apreensões que resultaram no total de 33 pássaros recolhidos e direcionados ao órgão competente. Quem gosta e tem vontade de ter um pássaro desse porte em casa, pode se informar através do Ibama e realizar a aquisição de forma regular, sem que cause danos para os animais, que sofrem e pagam pela falta de consciência dos humanos.

Também é válido orientar que, quem possui algum pássaro sem a devida licença, saiba que pode se livrar de ser multado e responder judicialmente se resolver, por livre espontânea vontade, procurar qualquer órgão de meio ambiente e entregar os animais.

Lembramos ainda que a criação de pássaros nativos em cativeiro, sem registro e sem anilhas, é crime ambiental, passível das punições previstas na lei, como multa e detenção. A fiscalização segue agindo ostensivamente em toda área do município e você também pode realizar denúncias, através do número 156, do Fala Cidadão.