17/01/2018
Saiba por que foram cortadas algumas árvores na praça da Santa Isabel

A imagem de uma árvore no chão, seja por desastre natural ou por intermédio humano é sempre desagradável. Porém, os danos que as mesmas podem causar quando não estão em seu estado pleno, e quando não são adequadas para o local onde foram plantadas, também podem colocar em risco a segurança das pessoas e danificar patrimônios públicos e privados.

Devido a fatores como esses, a Prefeitura realizou, no dia 16 de janeiro, a poda e o corte de algumas árvores exóticas e nativas, na praça da Santa Isabel. Toda a ação só foi realizada após autorização florestal e avaliação de técnicos do meio ambiente, na qual foi constatado que algumas apresentavam risco de queda, pela infestação de parasitas, e também por serem espécies invasoras. Outras estavam levantando as calçadas e o asfalto, causando não só danos ao patrimônio, mas colocando em risco a integridade das pessoas que circulam pela região. Também foi levado em consideração o risco das mesmas caírem em cima de propriedade privada, como casas e carros.

Ainda de acordo com a Lei Municipal 4.415/2015, os cortes realizados serão supridos através do plantio de novas mudas, com menor volume de copa, e de menor porte no canteiro central. Estas novas árvores também são adequadas para a revitalização da praça e ajudarão a manter o local mais seguro, permitindo também maior visão, facilitando a vigilância da região, através de câmeras instaladas e ronda da guarda, e Brigada Militar.