17/01/2018
Denúncia resulta na apreensão de pássaros nativos

Mais uma denúncia via 156, do Fala Cidadão, sobre crime ambiental, resultou na apreensão de 18 pássaros nativos, sem anilhas e nem registro, assim como a prisão do suspeito, que mantinha esses animais em cativeiro.

Entre as espécies apreendidas estão seis cardiais, quatro trinca-ferro, três azulão, três coleirinhos, um pintassilgo e um da espécie sanhaço-frade, além de um alçapão e três gaiolas que foram destruídos. Todos os animais foram encaminhados para o Ibama de Porto Alegre.

A ação de fiscalização aconteceu no dia 16 de janeiro, onde o suspeito foi autuado em flagrante e agora responderá processo judicial criminal, além de pagamento de multa administrativa ambiental. Valor este que pode chegar a R$ 5 mil.

Ressaltamos que a criação de pássaros nativos em cativeiro, sem o devido registro e sem anilhas, é crime ambiental, passível das punições previstas na lei, como multa e detenção.