10/01/2018
Corte e colheita de feno é novidade em Viamão

O setor de agricultura possui uma novidade para o ano de 2018, que é o serviço de corte e colheita de feno, que agora podem ser realizados graças à compra de uma Segadeira, Enfardadeira e Ancinho, que são acoplados no Trator. Todos adquiridos através de emenda parlamentar.

Nesta terça-feira, dia 10, o agricultor Mauro Rogerio de Fraga Ramos, morador da Pimenta, recebeu o primeiro serviço com os novos equipamentos agrícolas. Ele e sua esposa tiram o sustento do tambo de leite, com uma produção diária de 350 litros. Para garantir o alimento das 18 cabeças de gado, durante o inverno, Ramos solicitou o serviço da prefeitura para o corte e colheita de aproximadamente 3 mil kg de pastagem (tifton e aruana), neste primeiro momento.

Agricultor desde que nasceu ele garante que o trabalho, realizado através das máquinas da prefeitura, sai muito mais em conta para o bolso. E, como a colheita do feno acontece apenas uma vez no ano, a compra do maquinário acaba sendo um investimento desnecessário, pois além de caro, o mesmo ficaria parado o restante dos meses.

A colheita no momento certo, a secagem rápida e uniforme do feno, assim como o recolhimento e armazenamento com a umidade adequada, são condições fundamentais para a produção de feno de boa qualidade, e, conforme colaboração climática, pode ser efetuado novamente 60 dias após o corte.

Entenda mais sobre o trabalho da Patrulha Agrícola:

A agricultura é uma das principais economias do município de Viamão, e sua bacia leiteira uma das maiores do estado. Para fomentar ainda mais o setor, a prefeitura, através da Patrulha Agrícola, da secretaria de agricultura e abastecimento, presta serviço aos agricultores, atuando de forma efetiva realizando serviços de arado, carreta, distribuidor, ensiladeira, grade e subsolador, com preço bem abaixo do mercado.

O secretário de agricultura de Viamão, Carlos Remi Pacheco, informa ainda que a partir do dia 15 de janeiro também iniciarão os trabalhos para a produção de silagem. Este que já vem sendo efetuado pela prefeitura, e que em 2017 realizou atendimento em aproximadamente 27 propriedades.

Para solicitar o trabalho da Patrulha Agrícola, o contribuinte deve possuir talão de produtor e procurar a Secretaria de Agricultura.

© Copyright Instar - 2006-2018.