24 NOV 2017
EDUCAÇÃO
Último dia de Feira Literária traz contação de histórias, música, bate-papo, dança e shows

O último dia da 13ª Feira Literária de Viamão traz bate-papo com escritores, contação de história, teatro, performance circense, música, sessão de autógrafos dança e shows de Ana Vitória e Shana Müller. A 13ª Feira Literária de Viamão homenageia o médico, escritor e colunista Moacyr Scliar, pela passagem dos seus 80 anos.

A patronesse é a professora da língua portuguesa, educadora e empresária, Sônia Göelzer, que desde 1992 realiza um trabalho pedagógico na fazenda de sua família – a Quinta da Estância.

A Feira Literária encerra neste sábado, dia 25 de novembro, na Praça Cônego Bernardo Machado, em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.

Programação dia 25 de novembro:

Das 8h30 às 16h30 – apresentações teatrais no Circo Minimal (Cia Gente Falante)

Circo Minimal

Uma pequena ilha/lona de sonhos, que mescla circo de variedades e o Teatro de Formas Animadas, esterá aberta a experimentações de todas as possíveis técnicas, priorizando a pesquisa da miniaturização e o uso de obras mímicas.

8h30 – Contação da história “Nem uma coisa, nem outra”, baseado na obra de Moacyr Scliar (Espaço Moacyr Scliar)

9 horas – Bate-papo com o escritor Maurício Negro, seguido do show “Brasil Quilombo”, de Glau Barros e grupo

Maurício Negro

Mauricio Negro é um artista gráfico, ilustrador e escritor brasileiro. Colaborou com mais de cem livros de escritores brasileiros e estrangeiros ao longo de mais de vinte anos. Participou de diversas exposições e catálogos no Brasil e no exterior.

10h30 – Sessão de autógrafos do livro de Maurício Negro

10h45 – Espetáculo “Gigantes de Ar” (Grupo Pia Fraus)

Gigantes de Ar

Gigantes de Ar é uma reunião de cenas inspiradas nas populares apresentações de circo-teatro. Comédias, dramas, habilidades, risco e coragem e todo o universo do circo popular brasileiro que, bravamente, resiste, praticamente, sem nenhum apoio oficial, é representado por quatro palhaços que fazem as vezes de acrobatas, domadores, bailarinos e apresentador, trazendo para a rua o espírito do circo. Através de bonecos infláveis gigantes, animais de circo são representados de forma lúdica: girafas, bailarinas, um elefante azul de quatro metros, um leão medroso e um tigre engraçado são algumas das atrações do espetáculo.

12 horas – Música com Danny Calixto e grupo

Danny Calixto

Natural de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Desde pequena ouvia a vitrola rodar os Doces Bárbaros e Chico Buarque. Um dos seus primeiros momentos no palco foi como vocalista de uma banda de rock progressivo "A Banda da Terra", num momento de influências fortíssimas dos Mutantes, Genesis, Yes, king Crimson, Focus, Led, Pink Floyd. Em 95 volta pra Porto Alegre e retoma shows de MPB. Dessa experiência com o mundo Pop, nascia em 2003, seu primeiro CD Abracadabra, lançado em Porto Alegre, Belo Horizonte e Curitiba. Em 2004 foi indicada ao Prêmio Açorianos, nas categorias: Revelação e Intérprete Pop/Rock.

Durante o ano de 2015 se dedicou às gravações do novo disco Quintais do Mundo.

13h30 – Contação da história “Nem uma coisa, nem outra”, baseado na obra de Moacyr Scliar (Espaço Moacyr Scliar)

14 horas – Espetáculo Gigantes de Ar (Grupo Pia Fraus)

15 horas – Show com Ana Vitória

Ana Vitória

Ana Vitória é um duo musical brasileiro formado por Ana Clara Caetano Costa e Vitória Fernandes Falcão. As duas lançaram seu primeiro CD em 2015, homônimo ao duo. Atualmente as suas músicas são as mais tocadas em rádios brasileiras.

16h15 – Espetáculo “Gincanas de Ar” (Grupo Pia Fraus)

17h30 – Espetáculo “O Vendedor de Palavras” (Teatro Mototóti)

O Vendedor de Palavras

Milho, um menino que vive no campo com os avós. Adam, um típico senhor de origem britânica apaixonado por livros, e, Odete, uma impertinente senhora alemã, que desaprova o gosto pela leitura. Para burlar o crivo da avó, Milho diz que vai pescar, quando na verdade ele vai ao píer, todas as tardes, devorar os livros da farta biblioteca da avó. Espiga, sua vizinha, sempre o acompanha em suas tardes de leitura. Em meio a fantásticas histórias de Goethe, Julio Verne e Shakespeare, os dois se apaixonam e desfrutam da aventura do primeiro amor. Inesperadamente, Espiga parte para a capital com sua família. Milho, então, faz de tudo para ir atrás de sua amada e, lá na capital, realizar o seu maior sonho: vender palavras.

18 horas – Sessão de autógrafos com escritores locais (Espaço do Autor)

19h30 – Música com Jota Pê

Jota Pê

Com um estilo próprio que remete à um fim de tarde à beira-mar, Jota Pê Rocha traz canções autorais em um clima praieiro com pegadas de Folk e Reggae, Jazz entre outros ritmos e interpreta canções de diversos outros artistas ao seu estilo. Com diversas influências brasileiras e internacionais, Jota Pê Rocha traz uma pitada mesclada de cada influência ao seu universo, fortemente presente em seu estilo.

21 horas – Show com a cantora Shana Müller

Shana Müller

Cantora, jornalista e apresentadora de televisão, Shana Müller é hoje referência da nova geração de artistas que surgiam no sul do país nos últimos tempos. Seu primeiro álbum, gaúcha, lançado em 2004, abriu um novo espaço para a presença da mulher nos palcos gaúchos. Em 2006, lançou o Firmando o Passo e, em 2010, Brinco de Princesa, disco que a consagrou no cenário gaúcho, brasileiro e latino-americano. Recebeu por ele dois prêmios no Açorianos de Música: o de Melhor Disco e o de Melhor Cantora. É a primeira mulher a apresentar o Galpão Crioulo, programa exibido há mais de três décadas na RBSTV, ao lado de Neto Fagundes, desde 2012. Nos palcos, Shana Müller canta e encanta! Comunica-se com o publico e prende a atenção, com um repertório regional gaúcho e latino-americano.