25/10/2017
Escola João Goulart expõe na Casa de Cultura Mário Quintana

A EMEF Presidente João Goulart, localizada no Jari, inicia nesta quarta-feira (25/10) sua exposição na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre. De acordo com a vice-diretora da Escola, Rita de Cássia da Silva, a exposição “Pegue e Leia” consiste na aglutinação de dois projetos que são desenvolvidos junto aos alunos: o de reciclagem (meio ambiente) e o de incentivo à leitura. “O objetivo deste trabalho foi incentivar a leitura através de algo novo, como se os alunos refrescassem suas idéias e pensamentos reaproveitando e reciclando objetos que, supostamente, não tinham mais serventia e os personificando na figura de um instrumento lúdico da vida escolar”, explica Rita de Cássia.

É, possivelmente, o fim da geladeira seria o ferro velho ou o arroio Feijó. A mesma foi doada por Carlos, reciclador do bairro. A ideia de transformar o eletrodoméstico em uma geloteca foi inspirada num projeto de Curitiba e passada para os monitores do projeto Mais Educação Yasmine Moura e Alex Moura. O trabalho teve a colaboração ativa dos alunos da turma da manhã e da tarde.

O projeto

O primeiro passo foi fazer uma limpeza da geladeira. Depois, a colagem de jornais para formar o fundo da obra, seguida de colagem de obras de arte e de figuras de jornal e revista, passando por envernização. De acordo com Yasmine, cada figura colada tem um significado. “Paisagens, que representam que ler é viajar. Crianças brincando, que representam que ler é divertido. Ou obras de arte, personagens, imagens retrô, representando que ler é uma arte, é viajar no tempo, é adquirir cultura. Tudo para tornar a geloteca atraente aos olhos de novos leitores”, explica a oficineira.

Inicialmente, a geloteca ficou exposta no pátio da escola para incentivar os pais a lerem com seus filhos e a trocarem experiências mútuas. Mas, agora a geloteca ficará exposta por três meses na Casa de Cultura Mário Quintana, levando o nome da escola e de Viamão para outros públicos. “A ideia é quem pegar um livro para ler, deixe outro no lugar, fazendo uma troca solidária de conhecimento”, destaca a diretora Patrícia da Silva.

Exposição na CCMQ

Para os monitores que intermediaram a ida da exposição à Casa de Cultura, o objetivo foi iniciar os alunos da EMEF Presidente João Goulart na vida artística, proporcionando o conhecimento e contato direto com obras de arte. Yasmine e Moura utilizarão os números da quantidade de livros retirados para observar os gêneros preferidos pelos leitores. “Quantos foram entregues, quantos foram substituídos, visando trabalhar estes números através de gráficos e tornando a matemática prazerosa, a fim de inserir o cotidiano dos alunos na escola e em ambientes expositivos”, finaliza Alex Moura.

O diretor-Geral de Educação, Marco Aurélio da Rocha, ficou muito feliz em estar presente na abertura da exposição. “É muito gratificante para nós, enquanto Secretaria de Educação, ver escolas, como a Presidente João Goulart, que constrói projeto de leitura envolvendo uma comunidade. E agora levar este projeto para outro município, num local onde há muita circulação de leitores, levando o nome da escola e do município, isso é muito gratificante. Esse exemplo, com certeza, será levado para outros municípios”, expressa Rocha.

Também estiveram presentes na abertura da exposição, o diretor Pedagógico, Valnei Veloso, e os assessores pedagógicos Maria de Lourdes Bondan, Vanessa Suminski, Luciana Ferreira e Sander Severiano, além dos alunos colaboradores do projeto. Na próxima sexta-feira, a escola levará mais alunos para apreciarem a exposição.

Agende-se:

O que? Exposição Pegue e Leia

Onde? No 5º andar da Casa de Cultura Mário Quintana (Centro, Porto Alegre)

Quando? De hoje, dia 25 de outubro, até dia 25 de janeiro

© Copyright Instar - 2006-2018.