Ir para conteúdo

Prefeitura
Acompanhe-nos:
Facebook
Twitter
You Tube
Sound Cloud
UNIDADES FISCAIS
URM - R$ 3,65
Notícias
Principal   Notícias
 

25/10/2017
Escola João Goulart expõe na Casa de Cultura Mário Quintana

A EMEF Presidente João Goulart, localizada no Jari, inicia nesta quarta-feira (25/10) sua exposição na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre. De acordo com a vice-diretora da Escola, Rita de Cássia da Silva, a exposição “Pegue e Leia” consiste na aglutinação de dois projetos que são desenvolvidos junto aos alunos: o de reciclagem (meio ambiente) e o de incentivo à leitura. “O objetivo deste trabalho foi incentivar a leitura através de algo novo, como se os alunos refrescassem suas idéias e pensamentos reaproveitando e reciclando objetos que, supostamente, não tinham mais serventia e os personificando na figura de um instrumento lúdico da vida escolar”, explica Rita de Cássia.

É, possivelmente, o fim da geladeira seria o ferro velho ou o arroio Feijó. A mesma foi doada por Carlos, reciclador do bairro. A ideia de transformar o eletrodoméstico em uma geloteca foi inspirada num projeto de Curitiba e passada para os monitores do projeto Mais Educação Yasmine Moura e Alex Moura. O trabalho teve a colaboração ativa dos alunos da turma da manhã e da tarde.

O projeto

O primeiro passo foi fazer uma limpeza da geladeira. Depois, a colagem de jornais para formar o fundo da obra, seguida de colagem de obras de arte e de figuras de jornal e revista, passando por envernização. De acordo com Yasmine, cada figura colada tem um significado. “Paisagens, que representam que ler é viajar. Crianças brincando, que representam que ler é divertido. Ou obras de arte, personagens, imagens retrô, representando que ler é uma arte, é viajar no tempo, é adquirir cultura. Tudo para tornar a geloteca atraente aos olhos de novos leitores”, explica a oficineira.

Inicialmente, a geloteca ficou exposta no pátio da escola para incentivar os pais a lerem com seus filhos e a trocarem experiências mútuas. Mas, agora a geloteca ficará exposta por três meses na Casa de Cultura Mário Quintana, levando o nome da escola e de Viamão para outros públicos. “A ideia é quem pegar um livro para ler, deixe outro no lugar, fazendo uma troca solidária de conhecimento”, destaca a diretora Patrícia da Silva.

Exposição na CCMQ

Para os monitores que intermediaram a ida da exposição à Casa de Cultura, o objetivo foi iniciar os alunos da EMEF Presidente João Goulart na vida artística, proporcionando o conhecimento e contato direto com obras de arte. Yasmine e Moura utilizarão os números da quantidade de livros retirados para observar os gêneros preferidos pelos leitores. “Quantos foram entregues, quantos foram substituídos, visando trabalhar estes números através de gráficos e tornando a matemática prazerosa, a fim de inserir o cotidiano dos alunos na escola e em ambientes expositivos”, finaliza Alex Moura.

O diretor-Geral de Educação, Marco Aurélio da Rocha, ficou muito feliz em estar presente na abertura da exposição. “É muito gratificante para nós, enquanto Secretaria de Educação, ver escolas, como a Presidente João Goulart, que constrói projeto de leitura envolvendo uma comunidade. E agora levar este projeto para outro município, num local onde há muita circulação de leitores, levando o nome da escola e do município, isso é muito gratificante. Esse exemplo, com certeza, será levado para outros municípios”, expressa Rocha.

Também estiveram presentes na abertura da exposição, o diretor Pedagógico, Valnei Veloso, e os assessores pedagógicos Maria de Lourdes Bondan, Vanessa Suminski, Luciana Ferreira e Sander Severiano, além dos alunos colaboradores do projeto. Na próxima sexta-feira, a escola levará mais alunos para apreciarem a exposição.

Agende-se:

O que? Exposição Pegue e Leia

Onde? No 5º andar da Casa de Cultura Mário Quintana (Centro, Porto Alegre)

Quando? De hoje, dia 25 de outubro, até dia 25 de janeiro

 
 
 
 
Telefone Entre em contato
(51) 3492-7600
Localização Praça Júlio de Castilhos, s/n
CEP: 94410-055 - Viamão/RS
INFORMATIVOS DA PREFEITURA
© Copyright Instar - 2006-2018.
Todos os direitos reservados Instar
Atendimento: Segunda a Sexta das 8:30h às 12h e das 13:30h às 17h
Seta
icone instar © Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.