24/10/2017
Caminhada Rosa une homens e mulheres na prevenção ao câncer de mama

No último sábado, dia 21, o Viamama realizou, com o apoio da Prefeitura, a 6ª Caminhada Toque Rosa, de alerta ao câncer de mama, com a participação de homens e mulheres contra o câncer de mama. Durante o percurso, entre uma música e outra, a organização do evento fazia alertas sobre a prevenção da doença, que também pode se manifestar nos homens, em menor proporção.

A caminhada percorreu toda a avenida Américo Vespúcio Cabral e Coronel Marcos de Andrade, chegando na Praça Cônego Bernardo Machado, onde foi realizado um aulão de dança cigana com a professora Thaís Francisco, da Escola de Danzas Baila que Baila, com distribuição de brindes. Após, o professor de educação física Helton Martins, da Vidativa Academia, ministrou uma aula de ritmos, seguido pela apresentação de forró dos bailarinos Fábio Alibio e Júlia Ribeiro, do grupo de danças Arte Nativa.

O secretário de Saúde, Luis Augusto Carvalho, ressaltou que o município possui acolhimento aberto para a realização de coleta de CP e ensinamento para o autoexame das mamas, com encaminhamento para mamografia. “Somente neste mês de outubro, tivemos a oferta de 730 mamografias. Destas, compareceram para realizar o exame 709 pessoas. Neste mês também tivemos 720 exames citopatológicos coletados.”

Durante o sábado, a Secretaria de Saúde disponibilizou uma unidade móvel até às 14h15 para a realização de teste rápido de HIV/Sífilis, coleta de CP, autoexame da mama (ensinando as mulheres a se tocarem), avaliação odontológica e dicas de maquiagem com consultoras da Mary Kay.