24 OUT 2017
Educação realizará I Mostra de Robótica Educacional

Você sabe o que é robótica educacional? Trata-se de uma atividade lúdica e desafiadora, que une aprendizado e prática. Além disso, valoriza o trabalho em grupo, a cooperação, planejamento, pesquisa, tomada de decisões, definição de ações, promove o diálogo e o respeito a diferentes opiniões. De acordo com a assessora de Tecnologias Educacionais, Gabriella Paim, a robótica educacional envolve um processo de motivação, colaboração, construção e reconstrução. “São utilizados os conceitos de diversas disciplinas para a construção de modelos, levando os alunos a uma rica vivência interdisciplinar.”

Desta forma, a Secretaria Municipal da Educação (SME) está promovendo a I Mostra de Robótica Educacional de Viamão, dia 17 de novembro, das 8 às 16 horas, na EMEF Dom Diogo de Souza, no Valença. Para o secretário de Educação, Carlos Bennech, o principal objetivo é “difundir aos alunos, professores e comunidade em geral informações sobre o que é a robótica educacional e quais os trabalhos que vem sendo realizado em nosso município nesta área.”

Serão 15 escolas participantes, envolvendo 47 alunos expositores e 27 alunos competidores, envolvendo cerca de 1.250 alunos para visitação da mostra. Em 2016, a SME adquiriu 51 kits de robótica e promoveu a formação de professores para a implantação de oficinas de robótica nas 10 escolas que receberam o material. No início deste ano, a SME firmou parceria com a 28º CRE e oportunizou que 43 professores de 29 escolas da rede participassem dos cursos da ROBOED.

A assessora de Tecnologias Educacionais explica que, durante a mostra, cada escola que trabalha a robótica, através dos kits ou a partir dos conhecimentos adquiridos nos cursos da ROBOED, trará um grupo de alunos do para apresentar uma experiência exitosa. “No período da manhã teremos um competição de robôs na modalidade Sumô e, pela tarde, na modalidade pista. As equipes vencedoras ganharão medalhas e troféu. A equipe que for mais colaborativa com as demais também serão premiadas. Enquanto as equipes competem na quadra coberta da escola, outras escolas estarão expondo seus trabalhos nas salas. Teremos também oficinas de Lego (EMEF Zeferino) e Games (EMEF São Jorge)”, explica Gabriella.

Saiba mais sobre Robótica Educacional:

– Favorece a interdisciplinaridade, promovendo a integração, de forma prática, de conceitos de diversas áreas, tais como: linguagem; matemática; física; eletricidade; eletrônica; mecânica; arquitetura; ciências; história; geografia; artes; etc;

– Desenvolver aspectos ligados ao planejamento e organização de projetos;

– Motiva o estudo e análise de máquinas e mecanismos existentes no cotidiano do aluno de modo a reproduzir o seu funcionamento;

– Estimula a criatividade, tanto na concepção das maquetes, como no aproveitamento de materiais reciclados;

– Desenvolve o raciocínio e a lógica na construção de maquetes e de programas para controle de mecanismos.