10 OUT 2017
Agentes de Saúde e visitadores levam informação à população

Vocês sabem a importância do trabalho de um Agente Comunitário de Saúde ou de um visitador do Criança Feliz PIM? Pois bem, tanto o agente, como o visitador, realizam um trabalho social de extrema importância para uma comunidade. O Agente Comunitário de Saúde é o profissional responsável por atuar na promoção e prevenção da saúde, mapeando e encaminhando pessoas ao serviço de saúde.

Está sob a responsabilidade de um agente  atuar na perspectiva de promoção, prevenção e proteção da saúde, orientando e acompanhando famílias e grupos em seus domicílios e os encaminhando aos serviços de saúde. É ele quem conversa com cada família, faz o mapeamento e o cadastramento de dados sociais, demográficos e de saúde, programa o plano de ação local de saúde, identifica indivíduos ou grupos que demandam cuidados especiais e sensibiliza a comunidade para a convivência.

Já o trabalho do visitador do Criança Feliz PIM atende a 400 famílias da região das Augustas e Monte Alegre. É ele o responsável para orientar as famílias para o desenvolvimento das crianças, através de atividades lúdicas. O visitador é a pessoa que atua diretamente com as gestantes, famílias e/ou cuidadores e suas crianças, por meio de atividades específicas, visando à promoção das habilidades/capacidades das crianças e/ou gestantes, em seu contexto cultural. As visitas acontecem uma vez na semana e tem a duração aproximada de 45 minutos a uma hora.

As atividades desenvolvidas pelos visitadores envolvem visitas domiciliares às famílias e atendimento em grupos, denominadas de Modalidades de Atenção. O atendimento às famílias com crianças de 0 a 3 anos e gestantes são modalidades de atenção individual e ocorre nas próprias residências das famílias. Hoje, são 34 visitadores. Os visitadores trabalham diretamente com um responsável e com crianças de 0 a 6 anos de idade, estimulando o desenvolvimento integral e o crescimento saudável e feliz da criança, através da formação de vínculos. Durante a visita domiciliar, a atividade com a criança propicia o desenvolvimento físico, motor e psicológico. O objetivo das visitas domiciliares na gestação é orientar e informar a futura mãe sobre as características desse período do ciclo vital.

O atendimento às famílias com gestantes e com crianças de 4 a 6 anos são modalidades de atenção grupal, utilizando a Unidade Básica de Saúde da Augusta Meneguine como espaço para essas atividades. Para as gestantes, ocorre através de encontros orientados em conjunto com os visitadores, monitores do PIM, agentes comunitários de saúde e a coordenação da UBS.

Então, quando você ver um Agente Comunitário de Saúde ou um visitador do Criança Feliz PIM na sua região, ele está promovendo a saúde coletiva do seu bairro e por isso merece o seu respeito.