04 OUT 2017
Grupos de idosos participam do II Fórum Municipal

Com o tema “O Idoso no Século XXI”, o Conselho Municipal do Idoso (CMI), através da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS), promoveu o II Fórum Municipal do Idoso. Participam do evento, que se estenderá até às 17 horas, os Serviços de Convivência dos Cras Centro/Tarumã, São Tomé/Martinica, Monte Alegre, São Lucas, Rural Águas Claras, Rural Itapuã, Amavida, Movimento de Mulheres Negras, Lar Alice Kinsolving, Lar Santo Antônio e Residencial da Colina.

Na abertura, a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Rita Teixeira, ressalta que o idoso do século XXI é muito atuante. “Ele quer seus direitos respeitados e assegurados e o Conselho é quem abraça esta bandeira de reivindicação. Queremos uma política do idoso, com o idoso e para o idoso”, destaca Rita. O diretor-Geral de Cidadania e Assistência Social, Carlos Pires, fala que o idoso está na melhor idade, pois já criou seus filhos, deu educação e agora estão na fase de ajudar suas famílias e a comunidade.

O secretário de Saúde, Luis Augusto Carvalho, destaca que as UBS de Itapuã e Monte Alegre possuem grupo de caminhada, melhorando a saúde. “A população de idosos é crescente no município e temos que desenvolver políticas públicas que garantam a qualidade de vida dessa população”, finaliza. O secretário de Esporte e Lazer, Miro Rodrigues, destacou que também são oferecidos no Ginásio municipal e nas associações de bairros e clubes de mães ginástica para a melhor idade, com profissionais da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Dona Conceição, 105 anos, residente no Lar Santo Antônio, esteve presente no encontro. Ela fala que hoje é feliz e bem tratada, diferentemente quando era mais jovem. Dona Conceição não sabe ler ou escrever. Ela nasceu em 1912, em Camaquã, e comemorará seu aniversário na próxima sexta-feira, dia 6, no Lar Santo Antônio, onde vive desde 1999.

Já o seu Martins, 95 anos, não deixa para depois o que pode fazer hoje. Gozador de boa saúde, ninguém acredita em sua idade. Um de seus sonhos, ele já conseguiu realizar: se formar no ensino médio. A cerimônia aconteceu no final do ano passado e foi pura emoção. “Nós nascemos e nos desenvolvemos, mas o tempo é implacável. Temos que trabalhar, mas não podemos nos esquecer de nos divertir”, aconselha seu Martins, que hoje orienta os filhos mais novos para que se tornem idosos com saúde.

A conversa foi passando e se tornando cada vez mais interessante. Depois, os idosos confraternizaram um almoço e participaram de atividades de integração de grupos de convivência orientadas pelos profissionais que atendem nos Cras. Uma das atividades foi o baile, que não deixou ninguém parado. “Felicidade é isso, conviver entre amigos, dar boas risadas e ter uma família para se aconchegar”, finaliza Rita Teixeira.