22 SET 2017
Festejos Farroupilhas agitam Viamão

Do dia 14 ao dia 20 de setembro, ocorreram diversas atividades relativas aos festejos farroupilhas em Viamão, como no dia 14, que aconteceu a ronda da chama criola, apresentações culturais e artísticas e almoço campeiro. Todas as atrações com a parceria da prefeitura de Viamão, pela Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura em conjunto com os Piquetes Tradição e Glória, Piquete 100% Campeirismo, Piquete os Campeiro e o Ctg Charqueadores do Pampa.
No dia 18 de setembro, ocorreu mais uma ação da programação. No sul do Brasil de 1835 ocorre a  Revolução Farroupilha. É nesse cenário que a trama se desenvolve contemplando as perspectivas e vidas de 7 mulheres da família do líder dos farrapos, Bento Gonçalves."
Uma esquete baseada na Revolução Farroupilha, com o cenário que a trama se desenvolve contemplando as perspectivas e vidas de 7 mulheres da família do líder dos farrapos, Bento Gonçalves, foi apresentada por um grupo de crianças da APAE e ctg’s acompados no parque.
O Desfile Farroupilha levou centenas de pessoas para o centro de Viamão na quarta, 20. O evento começou com a integração entre os grupos de dança dos Centros de Tradições Gaúcha (CTG) e o grupo Eu Sou Do Sul. Depois, a Comissão da Chama Crioula trouxe a Centelha da Chama Crioula, as lanças Farroupilha e as bandeiras.
O Desfile Farroupilha teve a participação de 338 cavalos, todos com verificação atualizada da carteira de vacinação do animal. Uma homenagem especial foi prestada a Paixão Côrtes,  responsável por fundar o Movimento Tradicionalista Gaúcho, introduzindo como costume hábitos como tomar chimarrão e vestir bombacha, bem como o acampamento. O ator que estava vivendo Paixão Côrtes entregou um livro de memórias ao prefeito. A obra fará parte do acervo do Departamento de Memória e ficará exposta no Museu da Secretaria Municipal de Cultura.

Confira a programação dos próximos eventos:

– Dia 23/09 – às 22 horas –Baile da Cidade com The Travellers e Madame X – Clube Cantegril
– Dia 24/09 – às 9 horas – Desfile Farroupilha Águas Claras – Morro Grande
– Dia 24/09 – às 15 horas – Show de Aniversário com Jairo Terra, Atávicos e Elton Saldanha – Pátio da Coopernorte, na Pimenta.
– Dia 01/10 – às 10 horas – Festival de Bandas – avenida Liberdade, Santa Isabel