19 SET 2017
Monte Alegre lança EJA no turno da manhã para alunos com distorção de idade

Nesta terça-feira (19/09), pela manhã, a Secretaria Municipal de Educação (SME) lançou na EMEF Monte Alegre Caic a primeira EJA no turno diurno. São duas turmas, abrangendo um total de 50 alunos com distorção de idade/ano. Serão efetuadas duas etapas de EJA: 5ª etapa, que corresponde ao 7º ano; e a 7ª etapa, que corresponde ao 9º ano. Um ano por semestre. As aulas iniciaram dia 1º de agosto e seguem até o dia 22 de dezembro.

De acordo com o diretor da EMEF Monte Alegre Caic, Aurélio Ferreira Neto, esse projeto é único e inovador. “Estamos conseguindo, com o apoio da Secretaria de Educação, viver esta conquista. O nosso currículo é pensado conforme a necessidade de cada aluno. Sabemos que temos que buscar melhorar cada vez mais e estamos trabalhando em equipe para realizar o melhor para essa comunidade. Para mim, isso é um sonho realizado. No ano que vem, queremos abrir também a EJA noturno, assim beneficiando toda a nossa comunidade”, ressalta.

O secretário de Educação, Carlos Bennech, fala que o momento é muito especial. “Aqui eu vejo a importância da EJA na escola, mas aqui no Caic existe um fator mais importante, onde o aluno tem a possibilidade de resgatar aquele tempo que, por algum motivo, perdeu. Vocês são exemplo para muitos alunos que deixaram de estudar e que pensam que não podem voltar. Parabéns!”

O prefeito, André Pacheco, destaca que a oportunidade está batendo à porta. “Quando temos uma oportunidade, só temos um caminho e esse caminho, com certeza é a educação. Nós, enquanto gestores públicos, temos a obrigação de viabilizar o acesso à educação. Temos um quadro de professores altamente qualificados e capacitados. Aproveitem! Aproveitem todas as oportunidades! Aproveitem a escola, os professores, os funcionários... Aproveitem muito e ganhem a vida!”, finaliza o prefeito.

Saiba mais:

– A EJA diurno foi uma das estratégias do Plano Municipal de Educação para alcançar a Meta 9, que é aumentar a taxa de alfabetização.

– Segundo a Unesco, "pessoa analfabeta é aquela que não pode participar de todas as atividades nas quais a alfabetização e necessária para uma atuação eficaz em sua comunidade."