18/09/2017
Prefeitura renova contrato com Sul Vet para castração e cuidado com animais

A prefeitura de Viamão renovou na sexta-feira, 15, o contrato por mais um ano com a Clínica Sul Vet, que realiza castrações, auxílio e medicação de animais abandonados, em situação de risco ou pertencentes a famílias carentes, em conjunto com a Coman.

Em um ano de parceria, foram realizadas 723 castrações pela clínica. De acordo com o coordenador de Atenção aos Animais, Ângelo de Oliveira, existe uma expectativa de aumento do serviço: “Essa renovação de contrato é um grande passo para a Coman aqui em Viamão. Pretendemos chegar a mil castrações até o final do ano aqui no município”, relata Oliveira.

Saiba quais são os serviços oferecidos pela Coman em viamão:

Projeto Coman no seu Bairro

As escolas identificam as famílias que estão em situação de vulnerabilidade e que possuem cães ou gatos, que por situações financeiras, ainda não conseguiram esterilizar os animais e passam o cadastro para a Coordenação Municipal de Atenção aos Animais (Coman). De quinze em quinze dias a unidade móvel da Coman irá até uma escola para buscar os animais e levá-los para a castração. Os cães comunitários necessitam de um voluntário para acolhe-lo nos cuidados pós operatório.

Projeto Nossos Amigos os Animais:

A Coman também executa o projeto “Nossos amigos os animais”, onde a equipe da visita as escolas da rede pública e particular e ministra palestras sobre posse responsável, identificação de maus tratos e formação de tropa de elite mirim de atenção aos animais. Durante os dois primeiros anos, foram capacitados cerca de 2.600 alunos. Neste ano, está prevista a capacitação de mais 2.400 alunos, totalizando 5 mil estudantes. A estimativa da Coman é atingir o marco de 1.000 castrações até o final do ano.

Projeto Coman em Seu Bairro: