30/08/2017
Prefeitura inaugura Geloteca em conjunto com a Sociedade Espírita Casa do Caminho Meio

A primeira Geloteca de Viamão foi inaugurada no dia 25 de agosto, junto ao ponto de táxi da Volta da Figueira e a parada de ônibus da 42. O projeto é uma iniciativa da Sociedade Espírita Casa do Caminho, que tem como objetivo criar e democratizar o hábito da leitura entre as pessoas nas paradas de ônibus e contou com a parceria da Secretaria de Cultura de Viamão para sua instalação e a extensão do projeto junto a Banca de Livros do Troca Troca na Praça Júlio de Castilhos no centro da cidade.

“Dar acessibilidade ao livro, levando-os para perto das pessoas é o objetivo que temos que disseminar , por isso somos parceiros desta e de outras iniciativas que venham de encontro ao fomento da leitura e ainda estamos estudando viabilizar outros pontos de gelotecas em paradas de ônibus da cidade”, ressalta o Secretário de Cultura Luciano Alves.

Como funciona a Geloteca?

De forma simples e sem burocracia, assim como na banca de Troca da praça, na Geloteca a pessoa pega o livro que mais lhe agradar, leva para casa, lê e devolve quando terminar de ler, sem pressa, sem prazo. Assim a parada de ônibus pode se tornar um espaço mais atrativo e construtor da cidadania através da prática da leitura e pode proporcionar a centenas de pessoas de todas as idades a oportunidade ler enquanto espera o ônibus, o táxi ou simplesmente sentar no banco da parada para descansar.