29/08/2017
Educação como o principal antídoto contra a violência urbana

“A educação é o principal antídoto contra a crescente onda de violência urbana que vivemos no Brasil. No entanto, se conhecemos o remédio, por quais motivos não o usamos?”, indaga o jornalista e sociólogo Marcos Rolim, que estará em Viamão nesta quarta-feira, dia 30, às 19h30, para uma palestra no Clube dos Casados (Rua Cel. Mário Antunes da Veiga, 280 – Centro). O tema faz parte do projeto Galera Curtição e está sendo promovido pelas Secretarias Municipais de Educação e Saúde.

Em sua apresentação, serão expostas, de maneira didática, algumas das principais teorias criminológicas contemporâneas, bem como os resultados da pesquisa de campo realizada por Rolim com diferentes grupos de jovens, presos e em liberdade. “Violência, Educação e Pensamento” foi tema de sua tese de doutorado, aclamada com louvor pelo PPG de Sociologia ao analisar como se dá o processo de formação de jovens violentos no Estado.

O painel “Violência, Educação e Pensamento” visa à reflexão para o papel da escola pública na redução dos indicadores de violência urbana, de maneira ampla, por meio do combate a homofobia, misoginia, racismo, bullying e comunicação violenta de forma focada. “Nos bancos escolares também se produz conhecimento e capacitação gerando, assim, expectativa de vida e ascensão social por meio de geração de renda. Não à toa que a grande massa carcerária brasileira sequer completou o ensino fundamental”, explica Rolim.

As inscrições para o evento são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.galeracurticao.com.br com vagas limitadas.

© Copyright Instar - 2006-2018.