24/08/2017
Aberta as inscrições do 5º Festival Viamonense de Teatro Estudantil

O 5º Festival Viamonense de Teatro Estudantil acontecerá entre os dias 20 e 25 de novembro, é uma realização da Prefeitura de Viamão, através da Secretaria Municipal de Cultura e contará com espetáculos adultos e infantis e vai receber grupos teatrais de diversas localidades do Estado.

Hoje o festival é de caráter competitivo, e foi pensado como um momento de encontro, reflexão, troca e cultura. Os grupos terão seus espetáculos avaliados por 3 jurados que irão avaliar os aspectos técnicos e artísticos de cada espetáculo., para tanto, o diretor-geral da Cultura, Igor Ramos tem o cuidado em convidar profissionais experientes das artes cênicas: “Os profissionais precisam ter um olhar sensível, compartilhar o seu conhecimento de forma construtiva e colaborando para a evolução dos grupos”.

Os grupos participantes estarão concorrendo nas categorias adulto e infantil aos seguintes prêmios: Caracterização (Maquiagem); Sonoplastia; Figurino; Cenografia; Iluminação; Texto inédito; Ator coadjuvante; Atriz coadjuvante; Ator; Atriz; Direção; Melhor espetáculo júri popular; Melhor espetáculo júri técnico; Prêmio especial da organização e  Prêmio especial do júri. Os premiados em cada categoria receberão troféus e os indicados receberão certificados virtuais em até 15 dias após o término do 5º Festival Viamonense de Teatro Estudantil (FEVITE).

As inscrições para o festival são gratuitas. Iniciam em 25 de agosto e vão até 10 de outubro de 2017. Somente serão aceitas as inscrições que contenham todas as informações requisitadas na ficha, feitas através do e-mail: curadoriafevite@viamao.rs.gov.br Todos os e-mails de inscrição terão retorno de recebimento. Caso não receba o retorno, o grupo deverá enviar seu material novamente. Deve constar na ficha de inscrição: Sinopse do espetáculo, cópia do texto, histórico do grupo (incluindo clipagens, se houver) e 02 (duas) fotos de cena para divulgação. Faz-se obrigatória a presença de, no mínimo, 01 representante do grupo acompanhando as apresentações e debates durante o festival.

Desde sua 4ª edição o evento é um festival itinerante, a fim de contemplar o público de diferentes comunidades de Viamão. Portanto, será realizado em três locais: De 20 a 23/11 no Salão Paroquial da Igreja Santa Isabel – Endereço: Av. Liberdade, nº 1751/1849 – Bairro Santa Isabel; 24 e 25/11 Auditório da TecnoPuc/Instituto Federal – Endereço: Av. Senador Salgado Filho, nº 7000 – Bairro Jardim Krahe e 24 (se houver espetáculo de rua) na Praça Júlio de Castilhos, s/n – Centro de Viamão (ao lado da Prefeitura).