24/08/2017
Famílias Fortes será desenvolvido no município

Durante a manhã desta terça-feira, 22 de agosto, profissionais das secretarias de Saúde, Educação e Cidadania e Assistência Social participaram de uma sensibilização sobre o programa "Famílias Fortes".

A proposta é convidar os trabalhadores para desenvolverem a metodologia intersetorial nos territórios, um momento fundamental para a implementação,  pois a eficácia das ações depende do interesse e disponibilidade dos profissionais, destes agentes fundamentais de socialização das políticas públicas.

Apresentando a metodologia, a psicóloga formadora federal da equipe Fiocruz e da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, Juliana de Bittencourt Escobar, relata a importância de sensibilizar e integrar o profissional que vai atuar no programa: “Se os trabalhadores não reconhecem a importância da sua atuação junto às famílias, é difícil que eles convidem e incentivem a comunidade a refletir sobre suas ações. É necessário reconhecer o protagonismo e importância das ações  dos trabalhadores, assim estes fundamentais atores atuam também  no reconhecimento do protagonismo das famílias e comunidades”.

Participando da discussão, o secretário Municipal de Educação, Carlos Bennech, reforça a união das equipes: “Sozinhos não vamos conseguir vencer. Precisamos estar unidos para transformar a sociedade, para melhorar a vida das pessoas, e somos uma equipe forte. Hoje, na cidade, temos diversos programas, como o Galera Curtição Viamão, que tem transformado diversos alunos da rede. Tenho certeza que, com o Programa Famílias Fortes, vamos conseguir avançar mais com os nossos jovens. Eu acredito que é somente através da educação que vamos conseguir avançar e mudar a realidade de muitas pessoas”.

A próxima etapa de implantação do programa em Viamão é a formação de facilitadores e multiplicadores, que vai acontecer de 11 a 13 de setembro. Inicialmente, três regiões de Viamão vão receber o programa, Águas Claras, Recanto da Lagoa e Cecília.

O programa:

É uma ferramenta de prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas, bem como a outros comportamentos de risco à saúde da criança e do adolescente .

A quem se destina:

É realizado a famílias compostas por responsáveis e jovens entre 10 e 14 anos. A prevenção se realiza com foco no adolescente, por meio do reforço dos fatores protetivos, do fortalecimento de vínculos familiares e do desenvolvimento de habilidades de vida.

Como funciona:

Será formado um grupo de, no mínimo, 08 famílias e no máximo 15 famílias. Inicialmente, serão 7 encontros regulares (1 por semana), após um período de seis meses, ocorrerão mais 4 encontros de acompanhamento.