16 AGO 2017
SAÚDE
Secretarias Municipais de Educação e Saúde unem esforços e trazem à Viamão painel sobre educação, juventude e violência com o sociólogo Marcos Rolim

A educação é o principal antídoto contra a crescente onda de violência urbana que vivemos no Brasil. No entanto, se conhecemos o remédio, por quais motivos não o usamos? Para responder a esta e outras questões, as Secretarias Municipais de Educação e Saúde de Viamão trazem com exclusividade à cidade, a conferência “Violência, Educação e Pensamento”, com o jornalista e sociólogo Marcos Rolim, no próximo dia 30 de agosto, às 19h30min, no Clube dos Casados (Rua Cel. Mário Antunes da Veiga, 280 – Centro).
Rolim é doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo a sua tese aclamada com louvor pelo PPG de Sociologia ao analisar como se dá o processo de formação de jovens violentos no estado. Em sua apresentação, serão expostas, de maneira didática, algumas das principais teorias criminológicas contemporâneas, bem como os resultados da pesquisa de campo realizada pelo conferencista com diferentes grupos de jovens, presos e em liberdade. E foi justamente nessa pesquisa que Rolim acabou encontrando no processo de evasão escolar uma dinâmica perversa e funcional para a produção da violência extrema.
O painel “Violência, Educação e Pensamento” visa à reflexão para o papel da escola pública na redução dos indicadores de violência urbana, de maneira ampla, por meio do combate a homofobia, misoginia, racismo, bullying e comunicação violenta de forma focada. Nos bancos escolares também se produz conhecimento e capacitação gerando, assim, expectativa de vida e ascensão social por meio de geração de renda. Não à toa, segundo o próprio estudo de Rolim, a grande massa carcerária brasileira sequer completou o ensino fundamental.

Marcos Rolim tem a capacidade de tornar surpreendente e impactante aquilo que pensamos saber justamente por nos mostrar de uma ótica que poucos dominam como ele no país. As inscrições para o evento são gratuitas e somente pelo site: www.galeracurticao.com.br com vagas limitadas.