11/08/2017
› Viamão cresce e se estabiliza no Índice Firjan de Gestão Fiscal

O município de Viamão vem crescendo no Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) ano a ano, se estabelecendo nos últimos dois anos analisados (2015 e 2016). Composto por cinco indicadores – Receita Própria, Gastos com Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida –, o IFGF tem uma metodologia que permite tanto comparação relativa quanto absoluta, isto é, o índice não se restringe a uma fotografia anual, podendo ser comparado ao longo dos anos. Quanto mais próximo de 1, melhor a gestão fiscal do município no ano em observação.

O índice é construído a partir dos resultados fiscais das próprias prefeituras, que são as responsáveis por administrar um quarto da carga tributária brasileira, ou seja, mais de R$ 461 bilhões, um montante que supera o orçamento do setor público da Argentina e do Uruguai somados. O objetivo é estimular a cultura da responsabilidade administrativa, possibilitando maior aprimoramento da gestão fiscal dos municípios, bem como o aperfeiçoamento das decisões dos gestores públicos quanto à alocação dos recursos.

Mesmo com a grande crise econômica instaurada, Viamão conseguiu se manter na posição do índice, comparado a 2015, enquanto que a maioria dos municípios gaúchos e brasileiros caíram. A média nacional neste ano foi de 0,4655 e a média do Estado chegou a 0,5251. Viamão teve a média de 0,6365, ficando na posição 61º no RS e 373º no país. Em 2015, o IFGF foi de 0,6423, alcançando a posição nacional de 372º e 62º no Estado.

De acordo com o prefeito, André Pacheco, que em 2016 era vice-prefeito do município, a Administração Municipal continua primando pela liquidez das contas e fornecedores, procurando aumentar a receita própria e investindo no município através de parcerias público-privadas. “Mesmo com todas as dificuldades financeiras em que os municípios passam, estamos conseguindo investir, através de parcerias, pagar os nossos fornecedores e manter a folha de pagamento em dia. Isso se dá através de planejamento e projetamento de ações para o futuro”, encerra Pacheco.

© Copyright Instar - 2006-2017.