21 JUL 2017
Jornada de Educação Física aborda punhobol e badminton

A IX Jornada Municipal de Educação Física foi realizada no dia 19 de julho, concomitante com a Jornada Pedagógica 2017 da Secretaria Municipal de Educação (SME), e teve como objetivo apresentar mais duas modalidades desportivas para serem desenvolvidas com os estudantes das escolas públicas – punhobol e badminton. Participaram do evento, que aconteceu no Centro Municipal de Cultura e Esporte, 60 professores da rede municipal e estadual de ensino.

A oficina de punhobol foi ministrada pela professora Helga Cordal Sasso, treinadora de punhobol na Sogipa, ex-treinadora das seleções Brasileiras de Punhobol nas categorias infanto e juvenil feminina de 1996 a 2002 e octa campeã sul-americana adulta. De acordo com o coordenador da Jornada de Educação Física, Ricardo Medeiros, os professores puderam conhecer melhor este esporte. “O punhobol se adapta muito bem às aulas de educação física, por ser um jogo mais fácil de ser praticado do que o voleibol, por permitir que a bola dê um pique entre cada toque, deixando a bola mais lenta, facilitando o desenvolvimento do jogo. Além disso, o punhobol é um esporte inclusivo, requer pouco material para sua prática”, explica Medeiros.

Helga explica que para praticar o esporte, basta uma simples corda e uma bola, que pode ser a própria bola de voleibol. “O punhobol é muito simples e pode ser jogado em qualquer espaço da escola.” O coordenador da Jornada de Educação Física destaca que está prevista para o próximo ano a inclusão do punhobol nos Jogos Interescolares do Município de Viamão, como mais uma modalidade desportiva.

A oficina de badminton foi ministrada pela professora Vera Mastrascusa, ex-técnica da Seleção Brasileira Feminina de Badminton e ex-presidente da Federação Gaúcha de Badminton. Vera conta que o esporte é praticado com raquetes e uma pequena peteca e a quadra é separada por uma rede com 1,55 m de altura. “É um esporte que pode ser individual ou em dupla, semelhante ao tênis e ao vôlei de praia, praticado com raquete e um volante ou pena que deve passar por cima de uma rede”, explica Vera.

Medeiros fala que está prevista para este ano uma formação de badminton para 20 professores da rede municipal. “Também será implantado 20 núcleos para o desenvolvimento do esporte. Em outubro, teremos uma demonstração do badminton no Jimv e o esporte também deve ser incluído nos Jogos de 2018.” A Secretaria Municipal de Educação vai adquirir o material necessário – raquetes, petecas, suportes e redes – para o desenvolvimento do esporte nas escolas da rede.