14/07/2017
› Projeto "Coman no Bairro" realiza castrações no Bairro São Lucas

Após ser lançado em junho, o projeto “Coman no Bairro”, atendeu essa semana a comunidade escolar da Escola de Educação Infantil Cisne Branco, no Bairro São Lucas. De acordo com o coordenador de Atenção aos Animais, Ângelo de Oliveira, foram castrados mais de 36 animais.

O lançamento do projeto aconteceu na Semana do Meio Ambiente e o bairro escolhido para o início do projeto foi o São Tomé. De acordo com o coordenador de Atenção aos Animais, Ângelo de Oliveira, foi na EMEF São Tomé que iniciou o projeto pioneiro de formação da “Tropa de Elite Mirim de Atenção aos Animais”. “A Escola já exercia um papel de cuidadora dos animais e, após a palestra de sensibilização, os pais também foram engajados como cuidadores e denunciam maus tratos”, explica Oliveira.

Bennech ressalta que a escola é o centro de uma comunidade. “Tudo passa pela escola, tudo passa pela educação. As escolas têm a missão de fazer a diferença no seu bairro e nós, enquanto governo, de promover ações de bem-estar, que cultuam a paz e o amor para dentro das escolas. Estamos plantando a sementinha para colhermos, no futuro, uma geração preocupada com as questões sociais”, expressa o secretário de Educação.

Como funciona o projeto?

As escolas identificam as famílias que estão em situação de vulnerabilidade e que possuem cães ou gatos, que por situações financeiras, ainda não conseguiram esterilizar os animais e passam o cadastro para a Coordenação Municipal de Atenção aos Animais (Coman). De quinze em quinze dias a unidade móvel da Coman irá até uma escola para buscar os animais e levá-los para a castração. Os cães comunitários necessitam de um voluntário para acolhe-lo nos cuidados pós operatório.

A Coman também executa o projeto “Nossos amigos os animais”, onde a equipe da visita as escolas da rede pública e particular e ministra palestras sobre posse responsável, identificação de maus tratos e formação de tropa de elite mirim de atenção aos animais. Durante os dois primeiros anos, foram capacitados cerca de 2.600 alunos. Neste ano, está prevista a capacitação de mais 2.400 alunos, totalizando 5 mil estudantes. A estimativa da Coman é atingir o marco de 1.000 castrações até o final do ano.

© Copyright Instar - 2006-2017.