22 JUN 2017
Música por Meios Eletrônicos sai da universidade e vai para a escola

A parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e a Secretaria Municipal de Educação (SME) está trazendo aos estudantes municipais das séries iniciais a oportunidade de terem contato com uma nova releitura de músicas clássicas e instrumentais. O projeto inédito “Música por Meios Eletrônicos”, do Centro de Música do Instituto de Artes e da Ufrgs TV tem por objetivo divulgar o trabalho da música associada à tecnologia.

De acordo com o professor de música da Ufrgs, Eloy Fritsch, é apresentado aos estudantes as possibilidades musicais que podem ser realizadas com a tecnologia. “É o resultado da ciência e pesquisa, bem como de composições autorais. Os alunos assumem o papel do músico e podem experimentar os instrumentos eletrônicos, reproduzindo o som que escutaram”, explica.

Foram apresentados os instrumentos theremin (que capta vibrações e emite as notas), sintetizador, keytar, bateria eletrônica e baixo elétrico. O retorno para universidade difunde o conhecimento técnico e a fusão do conhecimento. Anderson Luca, 15 anos, 8º ano, conhece o baixo e tocou a bateria. Ele pretende agora experimentar outras batidas.

O regente da Banda Marcial Humberto de Alencar Castelo Branco, Jorge André Fagundes, disse estar maravilhado. “Agora pode esperar, porque a batida dos desfiles cívicos estarão diferentes.” As estudantes Giovana Silva, 14 anos, e Vitória Almeida, 13 anos, ambas do 8º ano, tocam escaleta e querem experimentar outros sons.

O diretor pedagógico, Valnei Veloso, destaca que o projeto visa despertar nos alunos das séries finais para seguirem na música. “Para o secretário de Educação, Carlos Bennech, a parceria é uma forma de levar cultura e ensino, além de desenvolver habilidades. “Queremos despertar diversos estilos e técnicas musicais para alunos e professores”, ressalta.

No repertório da apresentação, arranjos especiais para trilhas sonoras de filmes famosos como Star Wars, Indiana Jones, Super Homem e Piratas do Caribe. O show contou ainda com músicas autorais do coordenador do projeto Eloy Fritsch e um Medley (pot-pourri) de músicas clássicas de autores como Beethoven e Bach. Ao todo, foram nove canções interpretadas pelo professor da UFRGS e coordenador do projeto, Eloy Fritsch, e pelos bacharelandos em música popular na UFRGS, Luiz Carlos Oliveira e Felipe Dreyer. Cada execução foi acompanhada por projeções de vídeo-arte e cenas de filmes, realizada pelo mestrando em Artes Visuais da UFRGS, Peter Gossweiller. Também integra o projeto, o técnico em áudio e vídeo, Alexandre Alves.

Já participaram das apresentações interativas os estudantes dos anos finais e professores das escolas Jardim Outeiral, Humberto de Alencar Castelo Branco, Nossa Senhora de Fátima e Apae.