21 JUN 2017
CAPS Renascer visita Assuscaps em Gravataí

Integrantes das equipes terapêuticas e usuários dos CAPS Renascer e Nova Vida visitaram a Associação dos Usuários de CAPS AD (Assuscaps), em Gravataí, com o intuito de trocar experiências e integrar os usuários. De acordo com a presidente da associação, Nair Bittencourt da Silva, o objetivo da Assuscaps é reinserir o dependente químico em recuperação à sociedade, através de oficinas ocupacionais, abertas também aos familiares e à comunidade. “Considero muito importante a parceria para a reconstrução do cidadão na caminha para uma nova vida, inserido numa família unida”, explica.

As oficinas de artesanato e serigrafia são efetuadas por oficineiros e em parceria com o movimento das pessoas em situação de rua. Nair ressalta que a manutenção da casa vem a partir do convênio com a Secretaria Municipal da Saúde, que repassa recurso mensalmente e cedeu a área por 35 anos. “Temos 90 associados e realizamos cerca de 300 atendimentos por mês.”

A saída motivadora faz parte do projeto “O Cuidado que Queremos”, coordenado pelas monitoras Renata Schorn e Tamires Sivinski, que foi inscrito no Ministério da Saúde em 2015.  Os usuários contribuíram com o projeto e as sugestões. As cidades a serem visitadas também foram evidenciadas pelos usuários. Além de Gravataí, também serão conhecidas as experiências de Porto Alegre, São Lourenço do Sul, Santa Cruz e Alegrete.