06 JUN 2017
Semana do Meio Ambiente traz exemplos de práticas sustentáveis

A Semana do Meio Ambiente foi aberta na manhã desta terça-feira, dia 6 de junho, com a presença de diversas autoridades, entre eles os empreendedores voltados ao ecoturismo. O prefeito, André Pacheco, ressaltou a importância de Viamão como pulmão verde da Região Metropolitana de Porto Alegre. “Temos 1.494 quilômetros quadrados. Destes, 80% estão localizados na área rural. Além disso, Viamão foi privilegiado com uma natureza exuberante, com parques e reservas preservadas.”

O secretário de Meio Ambiente, Gilberto Fraga, destaca que a Secretaria de Meio Ambiente tem suma importância para a preservação e a sustentabilidade do município. “Temos ações de fiscalização e em 2016 realizamos cerca de 2 mil autuações. Trabalhamos com processos de licenciamento e conscientização ambiental. Lançamos o Grupo de Trabalho de Educação Ambiental (GTEA) para construirmos o Plano de Gestão Ambiental. Estamos plantando hoje a sementinha para colhermos um futuro sustentável”, expressa Fraga.

Pacheco também salientou a importância de ações de conscientização ambiental, principalmente do trabalho realizado em conjunto com a Secretaria de Educação, que difunde boas práticas às crianças. “Fizemos uma ampla campanha junto às escolas, colocando as crianças como importantes agentes de fiscalização e preservação do meio ambiente no combate ao mosquito da dengue. O resultado foi muito positivo, pois em 2016 tivemos 54 casos da doença e em 2017, com o engajamento dos estudantes, o número foi reduzido para dois casos.”

O prefeito fala que o governo está fazendo diversas ações em prol do meio ambiente e da sustentabilidade da cidade. “Investimos R$ 6 milhões em melhorias no aterro, para que fosse licenciado pela Fepam. Cobrimos o lixo passivo com argila, estamos tratando o chorume e o gás metano. Implantamos uma unidade de separação do lixo, investimos na política de controle de cães e gatos, com castração, tiramos os animais abandonados das ruas através da feira de doação de animais, que completa dois anos de atuação e contabiliza mais de 1.200 doações, entre outras tantas ações.” Pacheco estima que as práticas da Semana do Meio Ambiente sirvam de reflexão e que as boas práticas se espalhem pelo município.

Sustentabilidade

O Senac realizou uma palestra com o tema “Sustentabilidade” e ressaltou boas práticas de cidades sustentáveis, como Curitiba e João Pessoa.

Coovir

Durante todo dia, uma equipe da Cooperativa de Catadores e Recicladores de Viamão (Coovir) estava recebendo lixo reciclado na Praça Júlio de Castilhos. A Coovir é a responsável pela coleta seletiva na cidade.

Eco Fogo

A Eco Fogo é uma empresa que transforma resíduos sólidos em energia limpa e sustentável. A sua matéria-prima são os resíduos sólidos que seriam despejados de forma irregular no ambiente, como galhos de podas de árvores, compactados sob alta pressão e calor para formar os briquetes – substitutos diretos da lenha convencional e do carvão vegetal e mineral.

Mostras

Diversas mostras fazem parte da Semana, como: a Mostra de Fotografia do Departamento de Turismo, que exalta as belas paisagens e história do município; Mostra de Trabalhos dos alunos da EEEM Professora Célia Flores; e, Mostra de Artesanato e Móveis Rústicos de Palete.

Reciclagem de Óleo

Uma oficina de reciclagem de óleo de cozinha ressaltou a importância da transformação do descarte em materiais de limpeza, como o sabão.

Saiba mais:

O Dia Mundial do Meio ambiente é comemorado no dia 5 de junho e tem como objetivo despertar o interesse e a consciência ambiental na sociedade, além de incentivar a iniciativa da sustentabilidade no cotidiano das pessoas.

Confira a programação:

Dia 7 de junho

– Oficina de arte com papel reciclado

– Oficina de arte com sacolas plásticas

– Mostra de arte com garrafas pet’s

– Feira de artesanato

– Feira de doação de animais

– Voz e violão com Rodrigo Vaz – 12 horas

Dia 8 de junho

– Visitação das escolas ao galpão de Reciclagem da Coovir

– Entrega de certificados “Empresa Verde” aos comerciantes a parceiros da coleta seletiva – Galpão da Coovir – 16 horas

Dia 9 de junho