02 JUN 2017
Câncer de mama: um cuidado constante

O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente na mulher e de forma bem geral, não tem uma causa única. O seu desenvolvimento deve ser entendido em função de uma série de fatores de risco, alguns deles modificáveis, outros não.

“O histórico familiar é um importante fator de risco não modificável para o câncer de mama. Mulheres com parentes de primeiro grau que tiveram a doença antes dos 50 anos podem ser mais vulneráveis. Além destes fatores, há ainda o estilo de vida, como o excesso de peso e a ingestão regular de álcool”, explica o secretário da Saúde, Luis Augusto de Carvalho.

Alterar o estilo de vida, pode diminuir o risco de desenvolver a doença. Mesmo assim, não se devem excluir as consultas periódicas ao ginecologista, que incluem a mamografia anual a partir dos 35 anos. Além destes cuidados, a realização da mamografia deve passar a ser um hábito para as mulheres, em principio, a partir dos 50 anos.

Carvalho lembra que a conscientização deve ser a maior arma da mulher, pois a mesma deve fazer o autoexame e procurar o profissional de saúde quando necessário. “Em Viamão, é oferecido o exame de mamografia de forma gratuita e, para fazer, é muito simples. O primeiro passo é procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e passar pelo acolhimento, onde será atendida por uma enfermeira. Na consulta, a profissional já solicita o exame e a paciente sai da UBS com o exame agendado.”

Todo mês sobram atendimentos para a realização do exame de mamografia. Ao total, a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza 1.000 exames por mês, mas, de acordo com o secretário de Saúde, a procura ainda é muito baixa. “Dependendo do mês, sobram em média 500 exames. No mês de maio, por exemplo, tivemos 448 exames agendados.”

Carvalho assegura que a realização do exame é importante para a prevenção da doença: “Se o exame for realizado periodicamente, a doença é descoberta no início e o paciente tem 95% de chance de cura.” A realização do exame é terceirizada e o local está localizado no Centro.

Sintomas de Câncer de mama

O sintoma do câncer de mama mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja. Também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. Deve-se lembrar que nem todo caroço é um câncer de mama e, por isso, é importante consultar um profissional de saúde.

Prevenção
O exame das mamas realizado pela própria mulher, apalpando os seios, ajuda no conhecimento do próprio corpo, entretanto, esse autoexame não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde treinado. Caso a mulher observe alguma alteração, deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo de sua residência. Mesmo que não encontre nenhuma alteração no autoexame, as mamas devem ser examinadas uma vez por ano por um profissional de saúde.

A Mamografia:

A mamografia é a radiografia das mamas, um exame que utiliza radiação para revelar possíveis alterações no órgão e que exige a compressão suportável das mamas para uma melhor detecção de nódulos e possíveis tumores.