19 MAI 2017
Pré-estreia de Janelas de Inovação emociona alunos e convidados

A Fundação Telefônica Vivo e o Canal Futura realizaram na noite desta quinta-feira, dia 18, uma sessão de cinema de pré-estreia do documentário sobre a experiência inovadora da EMEF Zeferino Lopes de Castro (ZLC), localizada na Pimenta, zona rural de Viamão. O filme foi exibido no auditório da Tecnopuc a pais de alunos, pais de ex-alunos, alunos, professores e equipe diretiva da ZLC, equipe diretiva e pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME), diretores e coordenadores pedagógicos das oito escolas inovadoras do Projeto Aurora, equipe do Instituto Tear de Inovações, Fundação Telefônica Vivo, Fundação Roberto Marinho e estudantes da Unisc que produziram o documentário.

O documentário faz parte do programa Janelas de Inovação, uma série com 40 episódios sobre iniciativas inovadoras na educação, exibidos pelo Canal Futura, todas as quintas-feiras, às 22 horas. As iniciativas inovadoras vão desde professores que dão aula pelo youtube para que os estudantes aprendam em seu próprio tempo, até um colégio que representa a resistência do povo indígena Kanindé, de Aratuba, em perpetuar sua cultura e direitos dentro de seu território. A história de Viamão irá ao ar dia 25 de maio.

A sessão de pré-estreia deu direito a pipoca doce e salgada para os cerca de 150 convidados. Após a exibição do curta, o diretor-presidente do Instituto Tear, Juliano Bittencourt, mediou o bate-papo sobre educação inovadora com a professora e pesquisadora em inovação educacional há 20 anos, Helena Singer; a diretora da EMEF Zeferino, Rosa Maria Stalivieri, a aluna do 1º ano, Victória do Nascimento; e os ex-alunos Letícia Sanhudo e Victor Matheus Iansen.

Visita à escola

O presidente da Fundação Telefônica Vivo, Americo Mattar, e a pesquisadora em inovação educacional, Helena Singer, conheceram os alunos e professores da EMEF Zeferino Lopes de Castro durante a manhã de quinta-feira (18/05).  Puderam ver de perto o processo de inovação educacional e conversaram com os estudantes. É a primeira vez que vem ao município e Mattar ficou encantado com o que viu. “É uma escola de possibilidades. Aqui se vê protagonismo e empatia, grandes ferramentas da inovação. A tecnologia, a internet e a robótica eliminam o isolamento geográfico do campo e colocam as crianças e suas famílias conectadas ao mundo.”

Tecnologia x Educação

A tecnologia muda o lugar do professor, que deixa de ser o porta-voz dos conteúdos e passa a ser aquele que oferece as ferramentas para o acesso e bom uso destes conteúdos pelos estudantes. O projeto desenvolvido na escola Zeferino Lopes de Castro busca articular tecnologia e conteúdo. Todos os alunos e funcionários da escola fazem uso de tablets ou netbooks, aliados a uma rede de fibra ótica com altíssima capacidade de conexão.

De acordo com a diretora da ZLC, Rosa Maria Stalivieri, até agosto de 2013 a Zeferino era uma escola tradicional, onde os alunos não se sentiam motivados a estudar. “Com a chegada da tecnologia, a partir da inscrição no projeto Escolas Rurais Conectadas, da Fundação telefônica Vivo, para nós, não era importante trocar o caderno pelo computador. Queríamos uma proposta diferente, em que o aluno tivesse o prazer em aprender. Construímos, então, esse projeto, onde o aluno é o centro”.

Juliano Bittencourt, presidente do Instituto Tear de Inovações, fala que a Zeferino é uma escola que muda a relação do aluno com a aprendizagem. “Ao mudar essa relação de como ele aprende e como ele se apaixona por aprender, o estudante se mobiliza enquanto sujeito para aprender coisas novas e para se posicionar frente ao mundo e frente aos seus colegas”, encerra.

O secretário de Educação, Carlos Bennech, destaca que o projeto fez com que o aluno tenha prazer em ir para a escola. “Aquilo que ele aprende, agora tem outro significado. Estamos incentivando e propiciando condições para que outras oito escolas da rede também possam inovar e inspirar mais outras escolas.” O prefeito de Viamão, André Pacheco, finaliza dizendo que a Secretaria Municipal de Educação “está investindo numa educação diferente, com foco numa vivência diferente, para o mundo que está aqui.”

19/05/2017
Pré-estreia de Janelas de Inovação emociona alunos e convidados