08 MAI 2017
Saúde da Mulher é tema da I Conferência Municipal

Nos dias 5 e 6 de maio, aconteceu a 1ª Conferência Municipal da Saúde da Mulher, uma realização do Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Prefeitura de Viamão, através da Secretaria de Saúde, no auditório da Escola Estadual Setembrina. O tema central do evento foi a “Saúde da Mulher: Desafios para a integralidade com equidade”.

A coordenadora-geral da Conferência, Laureci Goulart, ressaltou a importância do evento. “A partir deste primeiro encontro, queremos plantar uma sementinha e que desta sementinha venham muitas outras conferências. Desejo que este trabalho cresça e que Viamão consiga dar qualidade de vida para a mulher, não só na questão da saúde, mas para outras questões como a emocional, a psicológica”.

O secretário de Saúde, Luis Augusto Carvalho, falou que o trabalho contribui muito para o desenvolvimento da saúde no município. “Parabenizo o trabalho do Conselho Municipal de Saúde que, juntamente com a Coordenadoria da Mulher, trabalhou muito para que se realizasse essa conferência. Este trabalho vem contribuir muito com o desenvolvimento da saúde e da Atenção Integral da Saúde da Mulher do nosso município. Temos que trabalhar as políticas públicas para as mulheres com responsabilidade e fazer um atendimento mais efetivo para as pessoas”.

O prefeito de Viamão, André Pacheco, destacou o protagonismo da mulher na nossa sociedade: “Vocês são as protagonistas deste evento. Parabéns a todas as pessoas envolvidas. Quero informar que a senadora Ana Amélia Lemos vai liberar uma emenda de 300 mil reais e que esta verba vai para o Fundo Municipal do Conselho de Saúde da Mulher. As mulheres são muito mais competentes, elas cuidam das nossas vidas, elas cuidam de tudo, cuidam de nós, elas cuidam da casa, da família, dos filhos, do trabalho e nós queremos que elas cresçam cada vez mais. Lutamos quando o hospital queria fechar a maternidade, e hoje, além dos atendimentos, conseguimos a ampliação da maternidade. Isso é uma conquista das mulheres, da sociedade, de todos nós, e por isso precisamos estar unidos. Mulheres lutem mais, participem mais. Fico muito feliz por esta mobilização”.

A senadora Ana Amélia Lemos se sentiu muito honrada em participar da abertura da conferência no dia da sua visita à Viamão: “É uma honra para mim estar aqui com vocês. Agradeço a acolhida do meu amigo André Pacheco e queria dizer que fiquei muito feliz quando cheguei ao município e vi o prefeito com a camiseta da conferência. Isso é um sinal de vestir a camiseta por uma causa, vestir a camiseta por uma luta, por um propósito. Nós temos que ter mais ativismo e está na mão de cada uma de nós. A mudança começa na escolha de mulheres para nos representar politicamente. Estou muito feliz por estar aqui. Meus parabéns por esta iniciativa!”

A abertura do evento contou ainda com a presença do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luis Fernando Prates, e do representante do Conselho Estadual de Saúde, Itamar Santos.

A 1ª Conferência da saúde da Mulher, em sua dinâmica, acompanhou as diretrizes do Ministério da Saúde. Durante os trabalhos realizados, os participantes discutiram e sugeriram as propostas a cerca dos cincos eixos temáticos, que foram: Eixo I – Situação da saúde das mulheres e os determinantes econômicos, sociais e ambientais que levam ao seu adoecimento; Eixo II – Políticas públicas para as mulheres e a participação social; EIXO III – Vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres; EIXO IV – O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; EIXO V – O papel do Município no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres.

A 1ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher teve como objetivos: propor diretrizes para a Política Municipal, Estadual, Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres; desenvolver estratégias de enfrentamento ao machismo, ao sexismo e à misoginia, por meio de políticas públicas; aprofundar o debate sobre impacto na saúde das mulheres da divisão sexual do trabalho, das condições, do salário e da jornada; avaliar a situação de saúde, elaborar propostas a partir das necessidades de planos Municipal, Estadual e Nacional de Saúde;

Ao final da Conferência foram eleitas oito delegadas para defender as prioridades de Viamão na Conferência Estadual, que será realizada no mês de junho, em Porto Alegre. Já a Conferência Nacional da Saúde da Mulher está prevista para ser realizada de 1 a 4 de agosto, em Brasília. As delegadas eleitas são: Bruna Garcia; Michele Galvão; Rosangela Ilha; Sandra Regina; Maria Medianeira Gonçalves de Melo; Laureci Goulart; e Rubia Pacheco Vack.

08/05/2017
Saúde da Mulher é tema da 1ª Conferência Municipal

Nos dias 5 e 6 de maio foi realizada a 1ª Conferência Municipal da Saúde da Mulher, uma realização do Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Prefeitura de Viamão, através da Secretaria de Saúde, no auditório da Escola Estadual Setembrina. O tema central do evento foi a “Saúde da Mulher: Desafios para a integralidade com equidade”.