04 MAI 2017
Prefeitura lança Galera Curtição – um projeto para quem se curte

Com a presença de representantes do Governo Federal, do Governo Estadual e de autoridades municipais, o prefeito de Viamão, André Pacheco, lançou nesta manhã, 4 de maio, o projeto Galera Curtição. O evento foi destinado a professores e diretores e teve a participação da Polícia Civil, Brigada Militar, OAB, vereadores, secretarias de Educação, Saúde, Cidadania e Assistência Social e Cultura.

O Galera Curtição tem por objetivo promover a discussão entre professores e alunos para a prevenção de comportamento de riscos, como ISTs/HIV, álcool, drogas, bem como discussão sobre raça/ cor/ etnia, gênero, identidade de gênero, diversidade sexual, sexualidade e bullying. O Rio Grande do Sul desponta com o maior número de casos de AIDS do Brasil e Viamão figura entre os 15 municípios com o maior número de casos de AIDS.

A iniciativa, das secretarias de Educação e da Saúde, tem como diferencial pedagógico, um jogo entre as escolas municipais e estaduais de ensino fundamental, com a participação do público jovem escolar na faixa etária de 12 a 16 anos. Ao final do jogo, as três escolas com melhor pontuação receberão prêmios. O Galera Curtição segue as diretrizes do programa Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) do Governo Federal. As escolas inscritas deverão participar de uma série de atividades lúdicas e educativas propostas ao longo do ano letivo de 2017, dentre elas oficinas, formações e programas de auditório, todas valendo pontos. As tarefas terão cunho educativo, cultural e recreativo, visando à promoção de saúde na comunidade local e a integração dos/as participantes de cada escola.

O prefeito destacou que investir na educação é investir na promoção de um futuro melhor. “As crianças e os adolescentes que hoje estão na escola, aprendendo cidadania, serão os cidadãos de amanhã. Se conseguirmos conscientizá-los agora quanto ao caminho certo a seguir, conseguiremos ressignificar suas vidas e diminuir a violência e a discriminação.” O secretário de Educação, Carlos Bennech, afirma que a sociedade tem que discutir a vulnerabilidade social dos jovens. “Não podemos fechar os olhos para a violência, para o uso de drogas ou para a sexualidade. Nós, enquanto sociedade, devemos deixar os jovens preparados, munidos de informações, para que eles sejam multiplicadores nos seus círculos de amizades, comunidade e família. Além disso, nós temos que dar oportunidade para que eles possam construir um futuro melhor, com paz.”

O secretário de Saúde, Luis Augusto de Carvalho, fala que a adesão ao projeto surgiu após o “#PrevençãoTôDentro, projeto desenvolvido pela Secretaria da Saúde, em parceria com a Secretaria da Educação, na qual os estudantes visitavam uma mostra interativa que alertava para o aumento de casos de Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis. Após a mostra, as escolas receberam esquetes teatrais falando sobre o tema, com o acompanhamento de agentes ou profissionais de saúde. Essa ação teve resultados positivos e aumentou a procura dos jovens por preservativos, pelo teste rápido e pelo PEP”, explica Carvalho.

Objetivos:

– Promover a prevenção de IST/HIV/AIDS, uso abusivo de álcool e outras drogas, bem como discussão sobre raça/cor/etnia, gênero, identidade de gênero, diversidade sexual, sexualidade e bullying entre adolescentes e jovens das Redes de Ensino Fundamental Estadual e Municipal de Viamão;

​– Estabelecer a integração entre a comunidade escolar de diferentes escolas do município de Viamão;

​– Incentivar a multiplicação das informações dos/as adolescentes para os/as adolescentes, para que possam atuar como sujeitos transformadores das suas realidades, na perspectiva da educação entre pares;

​– Dar suporte para que pedagogos/as, educadores/as e professores/as da rede pública trabalhem os temas abordados na grade escolar.

Como participar:

– Poderá se inscrever no Projeto Galera Curtição qualquer escola da Rede Municipal e Estadual de Educação da cidade de Viamão. Cada escola deverá elencar, de acordo com seus critérios, até 100 alunos/as para participarem do projeto e estes/as devem estar matriculados/as entre os ciclos: B30 e C30 ou do 6º ao 9º ano, com idades entre 12e 16 anos;

A escola deverá eleger quatro professores/as responsáveis pela coordenação do projeto na instituição. Estes/as professores/as serão o canal de contado da organização do projeto com a escola.

Como funciona a pontuação?

– Cada tarefa terá sua pontuação específica. Serão pontuadas todas as escolas que apresentarem as provas de cada tarefa;

– Em algumas tarefas as escolas que se destacarem receberão pontuação bônus;

– As tarefas serão avaliadas por uma Comissão Julgadora, composta de representantes da comissão organizadora e profissionais de áreas relacionadas ao tema da tarefa.

Premiação:

– Além da premiação para as escolas que apresentarem maior pontuação na apresentação do total das atividades em cada tarefa realizada, as escolas concorrerão, via sorteio, a prêmios que serão divulgados junto com a tarefa.

– 1º lugar: R$ 4.000,00 para investimento para a escola; passeio com transporte para até 100 alunos/professores; professor ganhará jantar para duas pessoas e dois ingressos para cinema ou Day Spa.

– 2º lugar: R$ 2.000,00 para investimento para a escola; passeio com transporte para até 100 alunos/professores; professor ganhará jantar para duas pessoas e dois ingressos para cinema ou Day Spa.

– 3º lugar: R$ 1.000,00 para investimento para a escola; passeio com transporte para até 100 alunos/professores; professor ganhará jantar para duas pessoas e dois ingressos para cinema ou Day Spa.

04/05/2017
Prefeitura lança Galera Curtição – um projeto para quem se curte