27 ABR 2017
Prefeito de Viamão participa do lançamento dos Centros de Juventude

Com o objetivo de contribuir para a redução dos índices de violência, o governo do Estado lançou nesta quarta-feira, dia 26, cinco Centros de Juventude nos municípios de Porto Alegre (bairros Restinga, Cruzeiro do Sul e Rubem Berta), Alvorada (Umbu) e Viamão (Cecília). O funcionamento dos Centros se dará por meio de parceria entre o governo do Estado e Organizações Não Governamentais (ONGS), que assinaram o termo de colaboração no Palácio Piratini.

Os Centros fazem parte do Programa de Oportunidades e Direitos (POD), e conta com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que este ano pretende repassar R$ 10 milhões, para a inclusão direta de 3.600 jovens em 2017. O Centro da Juventude de Viamão será administrado pela Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), com área de abrangência no bairro Cecília e entorno.

De acordo com o governador do Estado, José Ivo Sartori, os Centros deverão desenvolver intervenções orientadas para reduzir a exposição dos jovens a circunstâncias e comportamentos de risco, gerando alternativas de desenvolvimento humano e de inclusão social e produtiva, como também, potencializará a oferta de atividades e serviços para os demais segmentos da população local.

As obras devem começar em novembro e, até a sua conclusão, os Centros devem funcionar em sedes provisórias. Na solenidade também foi anunciada a doação, pelo Banrisul, de 180 computadores e mobiliário para os Centros de Juventude. O prefeito, André Pacheco, destaca que o Centro da Juventude vem ao encontro das políticas públicas do município, de cultura da paz, de geração de oportunidades e de reinserção social. “A área do Complexo Ana Jobim será um pólo de serviços sociais. No local, onde já funciona a UPA e a Fábrica da Cidadania, também será sede do Centro da Juventude, do Corpo de Bombeiros e do 18º Batalhão de Polícia Militar. Investir nos jovens é investir no futuro”, assegura.

No total, serão seis Centros de Juventude no Rio Grande do Sul. Um deles já está em funcionamento desde março deste ano, no bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, em parceria com o Instituto São Francisco de Assis. Segundo o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, 32% dos homicídios praticados no Rio Grande do Sul, entre 2012 e 2016, ocorreram nos seis territórios de abrangência dos Centros de Juventude. "Esse número dá a dimensão da importância desse programa na construção de uma nova sociedade. É uma experiência inédita e única para que os jovens tenham perspectivas e sejam exemplos edificantes", afirmou.

A secretária do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, disse que este é mais um passo para garantir oportunidade aos jovens. "Se cuidarmos das nossas crianças e dos nossos jovens hoje, certamente teremos cidadãos melhores e uma sociedade melhor no futuro."