27 MAR 2017
Prefeitura inicia elaboração do Plano de Manejo do Parque Saint´ Hilaire

Na última sexta-feira, dia 24, a Prefeitura de Viamão iniciou a elaboração do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Saint' Hilaire. Os técnicos da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) fizeram o reconhecimento das áreas internas e externas do parque. Conforme Decreto Executivo 051/2015, que cria o parque, o Plano de Manejo deverá ser elaborado no prazo máximo de cinco anos a partir da data de sua criação.

A Companhia Rio-Grandense de Saneamento (Corsan), através de uma compensação, custeará 88% do valor total da elaboração do plano. Essa compensação foi firmada através da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA), Corsan, e Prefeitura Municipal de Viamão. O gestor do Parque, Fábio Mendes, ressalta a importância da elaboração do Plano de Manejo. “Com o plano elaborado, teremos o zoneamento interno do parque, onde saberemos seus potenciais e suas fragilidades. O plano também irá ajudar na preservação e na recuperação daquela área e, para fazermos uma gestão eficiente, é necessário termos o plano elaborado”.

De acordo com Mendes, o município de Viamão já protocolou na Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA) o pedido de cadastramento do parque no Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SEUC), esse cadastro ajudará com os objetivos do Parque, visto que os empreendimentos deverão solicitar anuência do Parque para verificar se as suas atividades interferem ou não nos objetivos do Saint' Hilaire e se os mesmos poderão continuar operando ou se podem se instalar próximos do Parque.

Saiba mais:

– O Parque Natural Municipal Saint' Hilaire é uma Unidade de Conservação da Natureza, estando classificado como Proteção Integral. É permitido o uso, em algumas áreas, para recreação e outras áreas classificadas como intangíveis, ao qual o acesso é restrito para preservação da natureza.

– O Decreto Executivo 051/2015 criou o Parque Natural Municipal Saint' Hilaire (PNMSH) no Sistema Nacional de Unidades de Conservação, pertencendo ao município de Viamão 908 hectares. Os objetivos do PNMSH são: preservação e proteção dos ecossistemas e da biodiversidade, para garantir a manutenção da floresta estacional semi decidual associada ao bioma Mata Atlântica, as áreas de campo nativo e das espécies vegetais ameaçadas de extinção, endêmicas ou de interesse especial ali presentes; proteção das nascentes, banhados e demais recursos hídricos no interior do Parque; desenvolvimento de conhecimento científicos, incentivos à pesquisa acadêmica e educação ambiental continuada; recuperação dos biomas naturais e controle da expansão de espécies exóticas; atividades de recreação e esportivas, em contato com a natureza e turismo ecológico, para integração da sociedade e aproveitamento dos recursos hídricos para esportes náuticos.