Evento em homenagem ao Dia da Mulher reforçou a rede de atendimento de Viamão

09/03/2020

Diversos serviços, atividades e ações marcaram o evento em homenagem ao Dia da Mulher (08), que aconteceu nesta segunda-feira (09), na Praça Cônego Bernardo Machado, no Centro. Através de apresentações, mulheres representantes entidades e associações mostraram e enalteceram a arte e força feminina. 

Para a delegada titular da Delegacia Especializada no Atendimento às Mulheres - DEAM, Jeiselaure de Souza, uma das característica do evento foi também apresentar às mulheres os serviço da rede. “Além de marcar o Dia da Mulher, que é uma data histórica, importante, também temos a oportunidade aproximar as mulheres da rede, reforçando a importância da denúncia”, disse a delegada.

Ainda, o prefeito em exercício, Valdir Jorge Elias, o Russinho, ressaltou que ações assim são uma porta aberta para promover o conhecimento da população a respeito de seus direitos. “Vamos avançar e cada vez mais divulgar a rede de atendimento e acolhimento das mulheres, para que todas saibam que contam com apoio e podem assegurar seus direitos”, falou Russinho. 

As integrantes do Lions Clube realizaram um desfile na praça, com placas e roupas bordadas lembrando a luta e defendendo os direitos das mulheres. Também, a professora de dança, Chuca Almeida, animou o público com um aulão. Para a participante, Dina Miranda, 55 anos, a ação mostra a solidariedade entre as mulheres. “A gente precisa saber que não está sozinha. Precisa se sentir empoderada”, afirmou Dina. 

Também, foram feitos cortes de cabelo gratuitos, através do Senac Beleza, testes rápidos de ISTs, com apoio da Secretaria da Saúde, exposição e venda de trabalhos artesanais e outras ações. A realização foi da Prefeitura de Viamão, através do CRM, Coordenadoria da Mulher e COMDIM em parceria com a Delegacia de Atendimento Especializado às Mulheres  - DEAM.