31 MAI 2023
NOTA OFICIAL
NOTA OFICIAL

A Prefeitura de Viamão, após reunião com representação de moradores do Condomínio Cantegril, ocorrida no dia 31 de maio, no Gabinete do Prefeito, vem, por intermédio dessa Nota Oficial, esclarecer o que segue:

Circulam por meio de grupos de WhatsApp, informações sobre uma suposta abertura de via, por parte da Prefeitura, nas fases 2 e 4 do Condomínio Cantegril. Algumas pessoas chegam a citar um suposto processo de desapropriação de residências e terrenos, utilizando mapa com inserção totalmente errônea de vias que sequer estão projetadas. Outras, chegam ao ponto de dizer que o prefeito “está com a caneta na mão”, para determinar essas ações.

De pronto, esclarecemos que NÃO HÁ QUALQUER PROCESSO, PROJETO OU INTENÇÃO DE ABERTURA DE VIA OU DESAPROPRIAÇÃO NO CONDOMÍNIO CANTEGRIL.

A verdade precisa ser restabelecida, para que não haja mais insegurança entre os moradores.

O Plano de Mobilidade Urbana, realizado em 2013 e revisado em 2021, estabeleceu diretrizes viárias para Viamão. O que são elas? Projeções de traçados que, conforme o progresso da cidade e das suas regiões, poderiam ser utilizadas para dar mobilidade aos cidadãos. Essas projeções, como o nome diz, fazem uma previsão de uma situação ideal, mas que precisa de conexão com a realidade. Hoje, de maneira óbvia, tal idealização é inviável e impensável.

Reforçamos, a atual Gestão Municipal sequer cogitou a hipótese de abertura de via ou desapropriação de qualquer área do Condomínio Cantegril.

Lamentamos profundamente o alarmismo gerado por pessoas com intenções políticas ou comerciais, que se utilizam da boa fé dos moradores para seus proveitos.

O Governo Municipal, por diversas vezes ao longo dos anos, já esclareceu o assunto aos síndicos das fases e mantém o canal aberto de diálogo para que todos os moradores se sintam seguros.

Viamão, 31 de maio de 2023

Prefeitura Municipal de Viamão