15 MAI 2023
GESTÃO
GUARDA MUNICIPAL DE VIAMÃO ENTRA EM FORMAÇÃO PARA PORTE E USO DE ARMAMENTO
Esta segunda-feira, dia 15, vai ficar marcada na história da segurança do município de Viamão. Hoje, pela manhã, 40 integrantes da Guarda Municipal de Viamão iniciaram a formação da 1ª turma do Curso de Formação, visando a preparação para o porte e uso de armamento. A aula inaugural aconteceu no Centro Integrado de Segurança de Viamão (CISV) e foi ministrada pela Academia da Guarda Municipal de Alvorada (Acadeguarda), que é credenciada pela Polícia Federal.

Segundo o comandante da Guarda Municipal, Silmar Castro, serão 576 horas de aulas teóricas e práticas, com atividades físicas, atividades táticas, defesa pessoal, técnicas operacionais, técnicas de abordagem e treinamento com armamento. O secretário Geral de Governo, Rafael Bortoletti, ressaltou que Viamão está à frente da segurança em relação a outros municípios, no que tange à tecnologia e inteligência, com investimento anual na casa dos R$ 10 milhões.

“Temos mais de duas mil câmeras que fazem o cercamento eletrônico na cidade. Investimos na compra de detectores de metal para todas as nossas escolas. Agora estamos investindo na formação da Guarda Municipal Armada para atuar em parceria com a Brigada Militar e Polícia Civil. É um passo histórico e de extrema importância. A cidade precisa que a Guarda esteja perto para cuidar das pessoas. Que hoje seja o pontapé inicial de uma história bonita para a cidade”, explica Bortoletti.

O prefeito, Engenheiro Nilton Magalhães, fala que “agora estamos num terceiro momento do mandato. Já priorizamos os cuidados com a Saúde, com a Educação e a retomada da vida. Em 2023 estamos focados em segurança pública. Aumentamos o efetivo da Guarda Municipal em 50%. Passamos de 80 para 120 servidores. Investimos em tecnologia e agora estamos preparando o efetivo para o uso de armamento. Em 2024, nosso desafio será o crescimento econômico para que Viamão seja considerada a cidade com melhor qualidade de vida da Região Metropolitana”.

Estiveram presentes na aula inaugural o comandante do 18º BPM, Alexander Duarte; o presidente da Comissão de Segurança da Câmara Municipal, vereador Thiago Gutierres; o comandante  do 2º Batalhão Rodoviário da BM, Ten. Tiago Barbosa; diretores das Guardas Municipais de Guaíba, Cachoeirinha, Campo Bom, Caxias do Sul, Sapucaia do Sul, Esteio e Porto Alegre; secretários municipais e autoridades locais.

Saiba mais:
Hoje, a Guarda Municipal atua como vigilante patrimonial. A partir da formação e com a aprovação do Projeto de Lei do Estatuto da Guarda Municipal de Viamão, que já está em apreciação na Câmara de Vereadores, a Guarda Municipal poderá atuar também como força de proteção preventiva, colaborando ou atuando conjuntamente com órgãos de segurança pública da União, do Estado, ou municípios.