11 NOV 2022
AGRICULTURA
FERTILIDADE DO SISTEMA DE PRODUÇÃO DAS OLIVEIRAS É TEMA DE FORMAÇÃO AGRÍCOLA EM VIAMÃO
A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), a Emater e a Estância das Oliveiras reuniram os produtores locais e dos municípios vizinhos para uma formação, em campo, sobre a Fertilidade do Sistema de Produção. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (10), na Estância das Oliveiras, produtora experimental que foi eleita entre os 10 melhores azeites do mundo e melhor azeite de oliva do Brasil.

Participaram olivicultores de Viamão, Montenegro, Barra do Ribeiro e Vale Real. A capacitação foi ministrada pelo técnico da Emater de Bagé, Edson Dornelles, que tem expertise em olivicultura. Houve troca de experiências e, pela tarde, o diretor da Estância das Oliveiras, André Goelzer, contou como foi o início do cultivo até a produção atual, com 5.300 pés. Goelzer mostrou o lagar e explicou como se dá o processo de extração e engarrafamento do azeite.

Hoje, Viamão possui sete produtores de oliveiras. O maior deles, com mais de 200 hectares de área cultivada. De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater, Ricardo Diel, a produção de oliva está ascendente, tanto no município, quanto no Estado. “Toda a produção pode ser comercializada. O único impasse é o investimento a longo prazo, pois a oliveira só dá frutos depois de três anos, sendo considerada produtiva mesmo, depois de cinco anos. Até lá o produtor investe na compra dos pés, no preparo do solo, na adubação, irrigação, fertilização, entre outros insumos”, explica.

O único lagar da região (lugar onde se extrai o azeite extravirgem) está situado na Estância das Oliveiras. O local é referência para 14 produtores. O secretário de Agricultura e Abastecimento, Henrique Noronha, ressalta que Viamão tem potencial, clima e área favoráveis para a produção de oliva. “Hoje os produtores tiveram a oportunidade de trocar experiências, conhecer como se dá a extração e o envase do azeite, dirimir dúvidas e curiosidades. Nosso objetivo é assessorar e fortalecer os produtores desde o início do processo, de forma que eles tenham mais assertividade, desde o manejo do solo, até a colheita do produto”, encerra Noronha.

Saiba mais:
– O Rio Grande do Sul é o maior produtor de azeite do Brasil. Responde por 75% de toda produção.
– As lavouras gaúchas somam 5,9 mil hectares, 321 produtores e 17 lagares. Os dados são do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva).
– Em 2021, o Estado foi responsável pela produção de 448 mil litros de azeite de oliva extravirgem.
– O azeite de oliva extravirgem possui propriedades anti-inflamatórias, previne doenças cardíacas, melhora os sintomas da artrite reumatoide, entre outros.