12 ABR 2022
Meio Ambiente oferece mudas nativas na Feira do Peixe
Estande da Secretaria de Meio Ambiente para doação de mudas nativas
Viamão é conhecida por ser uma cidade verde! Uma das razões para isso é a Lei de Licenciamento Ambiental  (5159/2022), que prevê que para cada árvore que se derruba, outras oito devem ser plantadas. O cidadão recebe a licença mediante doação de mudas de espécies de árvores nativas. E sabe o que acontece com as mudas nativas doadas? Elas são ofertadas para a comunidade.

De hoje (12) a 14 (quinta-feira), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smma) estará na 26ª Feira do Peixe, doando mudas de árvores. Nesta terça e quarta-feira, a Smma estará no Centro, na Praça da Matriz, e, na quinta-feira, dia 14, estará junto à Feira em Águas Claras, na parada 87. São espécies de Ingá-feijão, Ipê-amarelo, Cerejeira, Carobá, Butiazeiro, Araticum, Guabiroba-crespa, Guabiju, Goiaba-serrana, Quaresmeira e Pata-de-vaca.

Antônio Prestes, morador do Jardim Viamar, aproveitou a manhã de folga para buscar uma muda de Ipê-amarelo para plantar no pátio da sua casa. O mesmo fez Sílvio Borba, morador do Fiúza, que aproveitou para levar mudas de Ingazeiro, Ipê-amarelo e Cerejeira. “Tenho um sítio e quero mais sombra no terreno para a temperatura ficar mais amena no verão.”

Rogério Busato estava passando pela Praça da Matriz e viu a movimentação dos técnicos do Meio Ambiente. “Estão para doação? Sério? Quero uma muda frutífera!” E, assim, levou uma muda de Araticum. As mudas estarão disponíveis para retirada das 9 às 17 horas. Durante o período, um técnico da Smma irá orientar quanto ao plantio.

De acordo com o biólogo Fábio Mendes, “a contribuição de cada cidadão ao plantar árvores é muito importante, pois as árvores proporcionam melhoria de nosso ambiente, despoluindo o ar, dando sombra, flores, frutos e abrigo para diversos seres vivos.” A escolha do local onde as mudas serão plantadas é muito importante. “É preciso escolher um local que não tenha cabos de energia elétrica passando, que não tenha encanamento próximo e nem muros e casas muito próximos”, complementa Mendes.

Nesta ação estão sendo ofertadas 400 mudas. Cada cidadão pode levar até três mudas. Junto à mudinha, a Smma confeccionou uma etiqueta desejando uma “Feliz Páscoa e um mundo mais verde para todos”.