02 JAN 2020
Prefeitura lança campanha de prevenção à dengue

Sabia que 10 minutos na sua semana é o suficiente para verificar se existe algum tipo de água parada no seu pátio ou dentro de casa?

A Prefeitura de Viamão lança a campanha publicitária de combate ao mosquito e convida você a se juntar nesta grande ação. O objetivo é conscientizar toda a sociedade sobre a importância de se organizar.

Com o slogan: O QUE PARECE PEQUENO, PODE SE TORNAR GIGANTE, a campanha reforça a necessidade de cada um tomar a iniciativa de proteger a sua casa e de seus familiares contra o Aedes, responsável pela transmissão de três doenças: dengue, zika e chikungunya.

De acordo com o prefeito de Viamão, André Pacheco, a campanha é necessária para informar e mobilizar todos. “Desta forma a gente não protege somente a nossa casa, mas protegemos toda a nossa comunidade", disse o prefeito.

Já o secretário da Saúde, Carlito Nicolait, destaca que este é o momento de fazer diferente e evitar o nascimento de mosquitos durante o verão. “É fundamental olhar ralos, calhas, caixas d’agua, garrafas e tampas, pneus, e outros objetos pequenos que o mosquito tenha capacidade de colocar os ovos e ser um criadouro.

SERVIÇO EM VIAMÃO

O Departamento de Vigilância em Saúde realiza diariamente um trabalho de LI+T (Levantamento de Índice) e no caso de alguma suspeita é feito um PVE (Pesquisa Vetorial Especial) e se comprovado, é feita a pulverização no quarteirão.

"A nossa maior preocupação hoje, é com relação a prevenção e a educação junto à população. É importante que a comunidade abra as portas para que os agentes de endemias possam entrar, orientar e realizar o seu trabalho, que é prevenir o foco de mosquito", disse o diretor do DVS, Samuel Severo.

Em Viamão, os agentes de endemias também atuam, em parceria com a Secretaria da Educação, em ações dentro de escolas e durante eventos na cidade, o trabalho é ampliado para a população. Qualquer informação deve ser encaminhada ao telefone: 51 - 3434 0395.

DADOS DAS DOENÇAS

Até agosto do ano passado, de acordo com o Ministério da Saúde, foram registrados 1.439.471 de casos de dengue em todo o país, com crescimento de 599,5% em relação ao mesmo período de 2018 (205.791). A taxa de incidência, que considera a proporção de casos por habitantes, é de 690,4 casos/100 mil habitantes. Entre os estados com casos, destacam-se Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Com relação ao número de óbitos, foram confirmadas 591 mortes.

Este aumento pode ser explicado por uma associação de fatores, como condições ambientais fora do comum (alto volume de chuvas e altas temperaturas); grande número de pessoas suscetíveis, uma vez que nos dois últimos anos houve baixa ocorrência de dengue em toda a região das Américas; mudança no sorotipo predominante, entre outros.

Os casos da febre chikungunya chegaram a 110.627 em relação ao mesmo período do ano passado, 76.742, ou seja 44,2% de aumento este ano. A taxa de incidência foi de 53,1 casos/100 mil habitantes. Entre os estados com casos, destacam-se Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. Neste ano, foram confirmados laboratorialmente 57 óbitos.

Já os casos de zika apresentaram aumento de 47,1%, este ano, quando foram registrados 9.813 casos, enquanto em 2018 foram 6.669 o que representa uma taxa de incidência de 4,7 casos/100 mil habitantes. Entre os estados com casos, destacam-se Tocantins, Rio Grande do Norte, Alagoas e Espírito Santo. Neste ano, foram confirmados 2 óbitos por zika.