17 DEZ 2019
Viaduto Gildo de Freitas será liberado para circulação

Começa a funcionar parcialmente nesta quarta-feira (18), a principal obra viária em construção na cidade. O viaduto da rodovia 040 com a 118 terá duas pistas abertas para circulação de veículos.

De acordo com o prefeito, André Pacheco, a intervenção busca desafogar o trânsito na região, principalmente na temporada de verão, quando aumenta, consideravelmente, a circulação de veículos. Esta é a primeira via elevada da cidade.

"Sabemos que a obra gerou transtornos ao longo do ano, mas, com certeza, o resultado final beneficia diretamente os moradores de Viamão, da Região Metropolitana e os veranistas", completou o prefeito.

🚜 ENTENDA - A obra, realizada pela EGR, junto ao entroncamento com a RS-118, tem investimento de cerca de R$ 20 milhões, e objetiva solucionar o ponto de conflito entre as duas rodovias.

A 040 possui pista simples no trecho, porém, o viaduto está sendo construído já em pista dupla, prevendo a duplicação da rodovia, até janeiro, entre a construção da elevada e o acesso ao Centro da cidade.

🛣 O viaduto terá duas quatro pistas - duas em direção às praias e duas em direção à Capital. A liberação de uma pista para cada sentido atende à demanda de fluxo da via. Os demais serviços serão complementados após a liberação da passagem por cima da estrutura.

📄 PROJETO DE LEI - Segue na pauta de votação da Assembleia Legislativa, o PL 362/2019, que denomina Gildo Freitas, o viaduto da RS-040 com a 118.

ATRASO - A EGR informou que os longos períodos de chuva – em outubro, 15 dias de chuva, e, em novembro, somente nos primeiros 11 dias, seis foram de chuva, somando 21 dias de chuva em um total de 40 – tiveram impacto na execução.