14 OUT 2019
COMDIM têm novas conselheiras eleitas

Na última sexta-feira, 11 de outubro, foi realizada a eleição para novas conselheiras do Conselho Municipal de Direitos das Mulheres (COMDIM), no plenário da Câmara de Vereadores de Viamão. Representantes da Prefeitura e da Sociedade Civil participaram da escolha das conselheiras não governamentais para os próximos dois anos do Conselho.

A delegada Jeiselaure de Souza iniciou a conversa contextualizando todos os trabalhos de prevenção e proteção da mulher em Viamão. Segundo ela, a violência contra a mulher ainda é subnotificada. Estima-se que 90% dos casos não chegam ao conhecimento da polícia. "Mas chegam ao conhecimento das senhoras. Vocês têm o papel de divulgar essas informações para que as mulheres estejam mais fortalecidas", declarou a delegada para as representantes de ONGS, entidades e Clubes de Mães presentes.

A coordenadora da Coordenadoria da Mulher, Eduarda Perez, afirmou que esta é uma nova fase para o COMDIM. Após uma reestruturação que adiou a votação a eleição desta sexta-feira abre um novo caminho para o Conselho. "Trabalhamos com entidades transparentes, que atuam em defesa das mulheres com problemas reais. Queremos expor esses trabalhos que, muitas vezes, não têm a visibilidade que merecem", destacou Eduarda.

As falas durante o plenário levantaram diversas bandeiras que devem ser levantadas pelo Conselho. A defesa dos direitos das mulheres negras, deficientes, do campo ou idosas foram algumas das pautas que se destacaram. De acordo com Jussara, representante do Fórum de Mulheres de Viamão, o COMDIM deve ter um olhar diferenciado para cada caso. "Nosso papel é fiscalizar e sugerir políticas públicas para todas as mulheres, promover geração de renda, autonomia e liberdade", concluiu.

Confira, abaixo, a relação das conselheiras não governamentais titulares

e suplentes:

TITULARES: