02 AGO 2019
Vagas abertas para Cultura na Escola

A história da nossa gente passada para a nova geração. Essa é a proposta do projeto Cultura na Escola, que faz uma visita guiada de escolas ao Departamento de Memória Cultural, localizado junto ao Centro Municipal de Cultura e Esporte Dr. Carlos Pinto Mennet (Ginásio Municipal).  Os estudantes visitam o museu, além de pontos históricos e turísticos do município.

O projeto está com vagas abertas para as escolas que queiram inscrever turmas dos níveis fundamental e médio. “É importante que essa memória não se perca. Resgatar a identidade, a cultura de uma comunidade é reconhecer o verdadeiro pertencimento histórico de Viamão”, explica o professor, historiador e Diretor do Departamento de Memória da Secretaria da Cultura de Viamão, Francisco Bitencourt.

Nesta quinta-feira, 1º de agosto, a Escola Municipal Valneri Antunes visitou o Centro de Cultura. O grupo de estudantes conheceu a Galeria dos Ex-prefeitos e informações sobre a política viamonense. Depois, aprendeu sobre a memória do município e como se deu o povoamento da cidade, com ilustrações do século passado. Objetos como a primeira central telefônica do município, tijolos e telhas feitas por escravos, o projetor cinematográfico manual e a lança usada na Revolução Farroupilha, entre outros itens de grande importância histórica foram apresentados aos jovens.

A visita ao Centro Municipal de Cultura e Esporte foi encerrada com a projeção de um vídeo mostrando as potencialidades da cidade. Os estudantes foram conduzidos ao Lago Tarumã, onde aprenderam sobre os principais arroios do Município, o desmembramento dos sítios na década de 50 para a criação do loteamento Tarumã e a construção artificial do lago, que possuía piscina pública.

“Os estudantes são conduzidos para uma trincheira no Tarumã, onde tropas se refugiaram durante a Revolução Farroupilha, mesma época em que o Viamão tornou-se capital. Também conhecem as bicas, principais fontes naturais para abastecimento de água da população. E, por último, uma visita à na igreja matriz Nossa Senhora da Conceição, destaca a arquitetura barroca, presente nas igrejas mais antigas do país”, finaliza Bitencourt.

As escolas municipais que querem participar do projeto devem enviar um ofício para a Secretaria Municipal de Educação pelo e-mail gabinete.sme@viamao.rs.gov.br. Já as escolas estaduais e privadas devem entrar em contato com a Secretaria da Cultura, com o diretor Francisco Bitencourt, pelo telefone (51) 99930.4992.